Uma luta perdida contra o copia e cola? - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Uma luta perdida contra o copia e cola?

No Roube como um artista, sobre o qual falei no post anterior, há um capítulo que recomenda que você seja chato. E eu sou chato, muito chato com algumas coisas, principalmente no dia a dia na redação. E o que mais me incomoda é o copia e cola desenfreado. Essa cultura sacana do "conteúdo de internet não tem dono". Tem sim. Tem dono. Tem investimento. Tem tempo. Tem dedicação. Tem empenho. Tem custo de produção. E sobra falta de respeito entre colegas e entre veículos. Mas mesmo que eu insista em correr atrás, enviar notificações para quem chupa conteúdo dos veículos online do Grupo RIC, confesso que estou cansado dessa luta. Sábado tive mais um exemplo de que esta é uma luta perdida.

Sexta-feira (11), houve um incêndio numa casa no bairro Saco dos Limões, duas casas atrás da minha. Por acaso, uma equipe do Notícias do Dia estava com os bombeiros que atenderam a ocorrência e o repórter Leonardo Thomé repassou as informações para a redação online que publicou o seguinte texto às 23h47:
Incêndio atinge casa no Saco dos Limões, em Florianópolis
Dentro da residência estavam um casal e duas crianças, que conseguiram sair a tempo

Um incêndio mobilizou os bombeiros e assustou moradores na noite desta sexta-feira (11), no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis. O fogo atingiu uma casa que fica na esquina da rua Juan Ganzo Fernandes e com a rua Duque de Caxias. Quatro pessoas, dois adultos e duas crianças, estavam na residência quando as chamas começaram em um dos quartos.

A família conseguiu sair a tempo e foi abrigada por vizinhos. Um morador ainda tentou ajudar a controlar o fogo, mas acabou se ferindo levemente na perna. Ele foi atendido pelos bombeiros e levado ao hospital Celso Ramos. Os bombeiros apuram o que motivou o incêndio.

* Com informações do repórter Leonardo Thomé.

Sábado (12), estava na redação do RIC Mais no Morro da Cruz no plantão do esporte e também da cobertura da nova tentativa de invasão de um novo terreno na SC-401. A TV estava ligada na RBS quando ouço a chamada sobre o incêndio no Saco dos Limões. Fui prestar atenção já que é meu bairro, minha vizinhança. E para minha (desagradável) surpresa o texto da nota coberta (não havia repórter no local; usaram imagens de celular) era praticamente o mesmo publicado no ND Online no dia anterior. Há pequenas alterações, mas trechos inteiros iguais. Vergonha alheia muito grande do profissional que apela para esse tipo de expediente. O link para a reportagem está aqui e transcrevi abaixo o texto da nota para que vocês façam a comparação.
Incêndio no Saco dos Limões assusta moradores da região

Um incêndio ontem à noite numa casa no Saco dos Limões, em Florianópolis, mobilizou os bombeiros e assustou os moradores do local. Dois adultos e duas crianças estavam na residência quando o fogo começou em um dos quartos, mas a família conseguiu sair a tempo e foi abrigada por vizinhos.

Um morador tentou controlar as chamas, mas acabou se ferindo levemente na perna. Ele foi atendido pelos bombeiros e levado ao hospital Celso Ramos e já recebeu alta. Os bombeiros apuram as causas do fogo.

Repassa a pergunta do título do post para os colegas: estou numa luta perdida contra o copia e cola?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário