Contrastenópolis - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

sábado, 6 de julho de 2013

Contrastenópolis



Estive no centro de Florianópolis hoje pela manhã e retornei para a casa com a sensaçao de que a minha cidade é um pedacinho de terra cercado de contrastes por todos os lados quando o assunto é preservação de sua memória e patrimônio histórico.

Há outros exemplos, mas cito dois que reparei hoje e que estão na foto acima.

Primeiro, notei que uma das torres da Igreja de São Francisco, que fica no Calçadão da Felipe Schmitd, o coração da cidade, está finalmente restaurada, pintada e até com o relógio funcionando. Ainda falta muito para a reforma da igreja ser concluída - a outra torre, por exemplo, ainda está refém de andaimes -, mas ver a torre hoje foi um alento diante da demora na conclusão da obra.

Mas, em seguida, quando cheguei na rua Nereu Ramos, onde havia estacionado meu carro, achei estranho aquele pedação de terreno vazio com um tapume escondendo toda a área e uma faixa dizendo que ali funciona um estacionamento. Lembrei que ali ficava um estacionamento pequeno e duas casas, sendo que uma era antiga - não tenho informações sobre data de construção, mas a arquitetura era antiga - onde ironicamente funcionava um antiquário.

Seguindo a dica do colega Upiara Boschi após comentar o assunto no Facebook, localizei uma imagem do local no Google Street View que mostra as casa e o antigo estacionamento.



Neste local, certamente surgira um novo prédio, assim como ocorreu com o Edifício Mussi, que também ficava na rua Nereu Ramos e que foi demolido em 2011 para dar lugar a um empreendimento de 14 andares - em construção. Construído em 1957, o Edifício Mussi era considerado um exemplo da arquitetura modernista em Florianópolis e um dos símbolos da verticalização da cidade.

Um comentário:

  1. Anônimo2:07 PM

    Por isso amo essa cidade com diferentes contrastes. Gostei parabéns!! Abs Luciana Gomes.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário