Ukulele nas páginas do jornal <i>Notícias do Dia</i> - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Ukulele nas páginas do jornal Notícias do Dia

O Plural, caderno de cultura do jornal Notícias do Dia, publicou na edição deste fim de semana uma reportagem que escrevi sobre a popularização do ukulele, com foco em músicos e lojas aqui de Florianópolis. Como os leitores do Coluna Extra sabem, ukulele é um tema recorrente aqui no blog. Já postei muito conteúdo a respeito e não sosseguei enquanto não comprei o meu - o que fiz no final de 2011.

Na reportagem que escrevi, eu parti de três ganchos:

- Primeiro, ver o ukulele ganhar espaço nas vitrines das lojas de instrumentos de Florianópolis. Fico fácil comprar o instrumento e minha tese foi comprovado pelo gerente da loja AllTop que me falou que sempre houve procura, mas nunca houve um estoque. Era mais sob encomenda;

- Segundo, não quis afirmar, mas desconfio que o músico Rodrigo Daca tenha sido o primeiro, pelo menos aqui de Florianópolis, a gravar uma canção somente voz e ukulele (a música Bom dia, do seu recém-lançado Ímpar, já citado no Coluna Extra);

- E terceiro, de uns dois meses para cá, apareceram na minha timeline vídeos de músicos de Florianópolis tocando com seus recém-comprados ukuleles.

O resultado desta soma de fatores está no ND Online, que teve como destaque os músicos Rodrigo Daca e Maurício Peixoto, foto abaixo. Eles clicados pela fotógrafa Rosane Lima no Parque da Luz, na cabeceira da Ponte Hercílio Luz, numa alusão a um trecho do documentário Anthology, sobre os Beatles, que mostra Paul e George tocando ukulele numa gramado, em clima de piquenique. Quem ler a reportagem vai entender o motivo da alusão.



Abaixo, o trecho do Anthology.



Leia a reportagem no ND Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário