Prova de fogo - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Prova de fogo

Ontem à noite desci o Morro da Cruz por volta das 2h, após participar da cobertura dos atentados ocorridos em Florianópolis e em outras cidades de Santa Catarina com a equipe do RIC Mais e do Notícias do Dia. Foi um dia longo e, com o perdão do trocadilho, uma prova de fogo para o jornalismo em geral, em especial o online aqui de Florianópolis, que teve que lidar com um fato até então inédito na cidade, o incêndio criminoso de ônibus.

No decorrer do dia, no clima de insegurança provocado pelos atentados na noite de segunda-feira, tivemos que tratar com o máximo cuidado as informações que chegavam de todos os lados sobre supostos ônibus queimados em diversos pontos da cidade. Foram pelo menos três “ônibus queimados” que ou não era nada ou era contêiner de lixo incendiado como forma de protesto, como ocorreu na avenida Ivo Silveira, no final da tarde.

E neste cenário de crise, ao mesmo tempo que ajudam, as redes sociais podem atrapalhar bastante o trabalho do jornalista que deixar de lado o básico do básico do básico da profissão: a apuração e a checagem de informação. Para ajudar, ainda nos deparamos com um certo desencontro entre as informações repassadas por órgãos da segurança pública, o que fez aumentar o cuidado na publicação das reportagens no RIC Mais e no site do Notícias do Dia.

Que a noite de hoje seja mais tranquila. Se não for, que a cobertura seja a mais correta.