Paella e música - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

sábado, 20 de outubro de 2012

Paella e música

A noite de ontem foi especial. “Inauguramos” em grande estilo uma confraria que tem o objetivo de reunir amigos na cozinha para que juntos preparem um prato. E não precisa ser um ás no fogão para participar. Muito pelo contrário. A ideia é que também os menos habilidosos nas lides gastronômicas possam dar sua contribuição em tarefas menores, mas não menos importantes e divertidas no processo (cortar cebola, tomate e outros ingredientes, por exemplo).

A iniciativa partiu da minha amiga Angelita Corrêa, que já participa de uma confraria semelhante com amigas de São Paulo. E contamos com a participação dos amigos Gastão Cassel e da Soninha Vill, o casal responsável pelo saboroso blog Cozinha a Dois.

Para a estreia, Angelita escolheu fazer paella valenciana. E quando o cardápio foi definido, me deram a tarefa de “harmonizar” uma seleção musical com o cardápio. Sim, eu cortei uns tomates e ajudei em uma das entradas (tenho testemunhas), mas minha função principal foi escolher músicas que embalassem o preparo e a degustação da paella. Tarefa dada, tarefa cumprida, como diz o outro.



Estudei a história da paella para conhecer a origem do prato, as circunstâncias que resultaram na sua criação. A partir disso, defini quais os focos da pesquisa do repertório: música tradicional e música contemporânea de Valência, onde nasceu a paella.

Encontrei sites e canais no YouTube sobre o assunto. Ouvi umas 100 músicas, escolhi 43, incluindo pelo menos um contrabando dos bons, a banda Manel, de Barcelona, e todas cantadas em catalão (idioma musicalmente rico e envolvente). Curioso que a parte da trilha com músicas tradicionais terminou no exato momento em que a Angelita, anfitriã da noite, “abriu” a primeira paella.

Foi uma tarefa realmente divertida de executar pelo motivo - a reunião com os amigos -, mas também pela oportunidade de mergulhar num universo musical que até então era inédito para mim. Certamente voltarei a escrever sobre Manel e outros artistas da seleção do jantar de ontem. Por enquanto, quem quiser ouvir as músicas da trilha pode fazer o download no link http://bit.ly/trilhapaella. Espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário