O uso de redes sociais no jornalismo - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O uso de redes sociais no jornalismo

Durante o 6° Congresso Estadual de Jornalistas de Santa Catarina, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, em Laguna, neste fim de semana, ministrei a oficina O uso de redes sociais: riscos e benefícios. Os participantes puderam conhecer boas práticas para tirar o melhor proveitos de redes como Twitter e Facebook no trabalho diário de produção de informação jornalística tanto nas redações como nas assessoria de imprensa.

A oficina também alertou os participantes em relação à forma como devem organizar seu dia a dia nas redes sociais para não tomar atitudes equivocadas que possam prejudicar seu trabalho ou causar prejuízos à imagem do profissional e/ou do veículo/assessoria. Também destaquei os benefícios que o uso das redes sociais traz como a maior proximidade do jornalista com fontes e leitores e o quanto isso agiliza e contribui no trabalho do profissional, podendo até abrir novos ângulos em uma cobertura.

Por fim, mostrei formas de gerar conteúdo a partir das redes sociais, o que tem sido um dos focos principais da palestras e oficinas que tenham dado para jornalistas. Os participantes, a quem agradeço mais uma vez pela presença na oficina, conheceram e foram convidados a testar o Storify, uma das ferramentas que apresentei, a partir de um exercício proposto por mim.

O roteiro da oficina está no slideshow abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário