Perguntas sobre jornalismo na internet - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

sábado, 9 de junho de 2012

Perguntas sobre jornalismo na internet

Mais um post do jornalista Carlos Castilho no Código Aberto para ler e refletir sobre os rumos do jornalismo na internet. Desta vez, em Para que serve um jornal online? Para lucrar ou para utilidade pública?, Castilho analisa as consequências da redução na circulação dos jornais impressos e a migração do noticiário para as versões online nos Estados Unidos.

“A mudança do formato papel para o digital está sendo orientada por questões basicamente financeiras, de economia e de ajuste no fluxo de caixa”, escreve o jornalista. “Se a opção pelo online for tratada apenas pelo lado da economia, do corte de gastos e de pessoal, as empresas estarão empurrando a crise com a barriga, pois o negócio da notícia pela internet équalitativamente diferente no modelo da informação em papel”.

Castilho diz que na era do impresso, as opções informativas eram reduzidas e materializadas, enquanto que no caso da web, o cardápio noticioso é quase ilimitado e imaterial. “Ambos os fatores influem no custo e consequentemente no faturamento”, diz. Citando o pesquisador norte-americano Yochai Benkler, da Universidade Harvard, Castilho escreve que tudo leva a crer que a noticia online jamais será um bom negócio porque se trata de um produto extremamente barato por causa da grande oferta.

Logo, aponta Castilho, o diferencial entre os provedores de informação jornalística vai se dar inevitavelmente pela prestação de serviços ao público. “A notícia deixa de ser uma commodity comercializável para se tornar um bem público, o que significa uma volta às origens do jornalismo, quando ele ainda não era uma indústria movida a lucro”, afirma o jornalista.

Leia o post completo no Código Aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário