Lidando com o previsível - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Lidando com o previsível

Antigamente, a lista dos aprovados no vestibular era lida nas rádios e virava edição extra dos jornais para ser vendida no meio da tarde. Com a internet, isso mudou. Ou melhor, perdeu completamente o sentido.

Mas hoje, na divulgação dos aprovados do vestibular da Udesc, ficou evidente que ainda não caiu a ficha de que é preciso garantir uma boa infraestrutura para manter o site no ar quando da liberação do listão. A Udesc, por intermédio de sua equipe de TI, poderia ter previsto um óbvio aumento nos acessos ao site e aumentar a capacidade de seus servidores de hospedagem. Resultado: na hora marcada para a divulgação, o site caiu diante de tantos chamados.

Ficou muito tempo fora e só voltou quando a lista começou a ser divulgada nos sites de notícias de Florianópolis. Ou seja, o site da Udesc precisou que fontes alternativas aparecessem para que desviassem o tráfego e conseguisse estabilizar e permanecer no ar. Ainda assim, passado aquele clima de ansiedade e expectativa pela lista - liberada a partir das 17h -, as áreas do site que mostram o desempenho individual do candidato permaneciam inacessíveis até a publicação deste post (21h10min).

E um outro detalhe: com as dificuldades técnicas que enfrentou em seu site, a Udesc poderia ter utilizado melhor seus canais no Twitter e no Facebook. Mas lá, enquanto muitos usuários (principalmente no Twitter) reclamavam da falta de acesso ao site e à lista, a instituição só distribui links de sua área de notícia, não interage com seguidores nem com amigos. E para fechar, a notícia sobre a divulgação da lista não diz que houve problemas técnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário