Redes sociais para empresários - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Redes sociais para empresários

A edição de setembro-outubro da revista O Empresário, de Florianópolis, traz como destaque uma reportagem apontando erros e acertos no uso das redes sociais por empresas. Fui um dos entrevistados pelo colega Mateus Boing e nas minhas aspas lembro que as empresas precisam estar cientes que rede social é conversa de mão dupla. Tem que falar, ouvir e interagir. E ainda: a conversa nas redes sociais é uma conversa pública. Respondendo ou deixando de responder, há sempre o risco de críticas ou de comentários nem sempre positivos. A reportagem completa já está disponível no site da revista.

E além da reportagem de capa, o uso da redes sociais também é tema da entrevista com a jornalista e especialista em redes sociais, Vanessa Aguiar, coordenadora acadêmica da Clear Educação, empresa de capacitação e treinamento com sede em Florianópolis. Na entrevista, Vanessa aponta a importância do planejamento estratégico para a execução de um trabalho nas redes sociais.
O Empresário - Como as empresas podem aproveitar as mídias sociais e quais os riscos e benefícios dessa adesão?

Vanessa Aguiar - As mídias sociais são um cenário riquíssimo para as empresas, pois criaram possibilidades em diversas áreas: pesquisa, vendas, desenvolvimento de produtos e serviços, atendimento ao cliente. Há uma máxima que diz: na era da conectividade, não venda, ajude a comprar. O consumidor pesquisa, opina, debate, critica, elo- gia. Ele tem voz, participa e as marcas e empresas precisam fazer parte dessa conversa. As mídias sociais podem ser aproveitadas pelas empresas de diversas ma- neiras: conversar e interagir com os consumidores, monitorar o que se fala sobre a empresa e seus concor- rentes, inovar ao pesquisar sobre produtos e serviços, gerar conteúdos relevantes para sua empresa, atender seus clientes, alavancar as vendas, as possibilidades são infinitas! O cuidado principal que se deve ter é pensar e estruturar a atuação da sua empresa nas redes antes de sair criando perfis que podem morrer rápido por falta de planejamento e estrutura. Considero a falta de pla- nejamento o risco principal para empresas que atuam ou querem atuar na internet e mídias sociais. É preciso entender os motivos que fazem a internet e as redes sociais importantes para seu negócio. O trabalho nas redes sociais é construído todos os dias, passo a pas- so. Costumo dizer que é um trabalho de formiguinha. Um seguidor, dois, três, cem, mil, o céu é o limite! Mas, tudo deve iniciar com um planejamento estratégico e foco bem definido. O principal benefício é sua marca de portas abertas para o mundo, 24h por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano, numa escala global e com uma troca de informações numa ve- locidade nunca antes vis- ta, o que possibilita uma fonte inesgotável para pesquisa, conhecimento, vendas, inovação e principalmente: relacionamento com seus clientes, consumidores, prospects e toda cadeia de stakeholders.

Leia a entrevista completa no site da revista O Empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário