No formato “lista de reprodução” - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

domingo, 25 de setembro de 2011

No formato “lista de reprodução”

Reunir vídeos do YouTube em playlists ou listas de reprodução é uma das muitas possibilidades de organizar conteúdo disponível na internet - uma tendência destacada no post Organização de conteúdo no foco. Aqui no Coluna Extra já usei o recurso de criar playlists do YouTube para reunir as 14 mais do Roberto Carlos e uma apresentação do Foo Fighters no Late Show de Dave Letterman. Ontem à noite, depois de compartilhar links do YouTube no Facebook, resolvi criar novas listas de reprodução, mas desta vez com um um pouco propósito diferente das anteriores.

A ideia é simples: pegar um disco clássico, conferir as músicas, buscar no YouTube e fazer uma edição no formato “lista de reprodução”. Depois de pronta a lista é só dar play e ouvir o disco inteiro de uma só vez, no YouTube, com todas as músicas organizadas na ordem original que foram lançadas. Não é o caso de reinventar a roda. Mas sim de explorar uma possibilidade a mais de oferecer um conteúdo diferente. E para quem gravou muito disco em fita cassete, uma inovação e tanto. :)

Fiz duas versões “lista de reprodução”: uma de Nevermind, o clássico disco do Nirvana, que completa 20 anos de lançamento neste mês de setembro, e outra de Alucinação, o antológico disco de Belchior, lançado em 1976 com algumas de suas melhores canções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário