O cartaz mente - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

sábado, 23 de julho de 2011

O cartaz mente

Fui assistir Meia Noite em Paris com uma única informação como referência: novo filme de Woody Allen. Não li sinopse nem críticas. Também não assisti ao trailer. Melhor assim: a surpresa com a história foi ainda mais agradável. Me fez viajar no tempo. Em 1991, li Paris é uma festa, livro de Ernest Hemingway, citado pelo personagem de Owen Wilson no filme, para escrever minha primeira resenha no curso de Jornalimo da UFSC (achei uma porcaria, mas terei que reler para rever meus conceitos...).

Mas quem viajou mesmo foi a distribuidora brasileira do filme. Acertaram em apenas traduzir o título original para o português, mas erraram - e erraram muito - no cartaz. Sem querer cortar o barato de quem ainda não assistiu ao filme, mas a imagem do cartaz original diz muito mais de Meia Noite em Paris do que o da versão brasileira que sugere um romance água com açúcar. Muito pelo contrário. O que menos tem no filme é este clima de proximidade entre o casal Gil (Owen Wilson) e Inez (Rachel Adams). “O cartaz original passa a ideia correta: um flâneur pelas ruas de Paris, sonhando com a Geração perdida e a década de 1920”, ensina a escritora Regina Carvalho em seu blog, o Crônicas da Regina. Aliás, o post da Regina sobre o filme é impecável, com todas as referências aos personsagens que surgem no filme. Leia no Crônicas da Regina.

2 comentários:

  1. Se não me engano, o céu do cartaz original é o detalhe de um quadro de Van Gogh. Que viveu bem antes de década de 1920. Mesmo assim, sem dúvida tá melhor que o cartaz brasileiro. Gostei do filme.

    ResponderExcluir
  2. O quadro é Noite Estrelada, que Van Gogh pintou quando estava num asilo (1889-1890). De qualquer forma, a época também faz parte do filme, né? (sem mais detalhes pra não dar spoiler).
    http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Noite_Estrelada

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário