Um tweet inoportuno - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Um tweet inoportuno

Atualizado em 9 de junho de 2011, às 20h30min: O editor e diretor do blog SulBRTV, Giorgio Rosso Guedin, deixou um comentário neste post e publicou um comunicado se desculpando pela publicação do tweet sobre o recorde de page views decorrente da nota sobre a morte da jornalista Patrícia Jacomel. Escreveu Guedin:
Eu como editor e diretor do SulBRTV, peço desculpas pelo epsódio. A gente publica sempre quando o blog atinge um bom número de acessos. Pode ver alguns twitts antigos nossos. Foi um erro meu, em nome do blog. Não assimilei esse fato, para um lado negativo, e que realmente quem lesse, teria o mesmo pensamento que você colocou no teu texto. Minha sincera desculpa!
O tweet foi apagado pela equipe do blog. Leia o comunicado oficial.

[post original]

A quarta-feira foi de tristeza e consternação entre os jornalistas aqui em Florianópolis com a morte prematura da colega Patrícia Jacomel, vítima de pneumonia, aos 36 anos. Com passagem pela RBS TV, TV Assembléia, entre outras empresas, Patrícia foi a caçula da turma que entrou no curso de Jornalismo da UFSC em 1991 e da qual eu fiz parte. Por conta dos muitos comentários postados por amigos durante todo o dia de ontem, o nome da Patrícia esteve entre os termos mais publicados no Twitter, o que atraiu usuários sem noção que fizeram piadas infelizes ou incluíram links maliciosos junto com o nome dela. E hoje, ao abrir o Twitter, me deparei com um tweet inoportuno, na minha opinião, do blog SulBRTV (imagem abaixo):



A quem interessa saber que o blog aumentou suas visualizações por causa da notícia de uma morte? Quer dizer que mais pessoas quiseram saber o que houve com a Patrícia? Possivelmente. Mas a suíte (a continuação, a sequência) da notícia - mesmo no Twitter - jamais deveria desviar o foco para o próprio veículo. Não gostei.

2 comentários:

  1. Eu como editor e diretor do SulBRTV, peço desculpas pelo epsódio. A gente publica sempre quando o blog atinge um bom número de acessos. Pode ver alguns twitts antigos nossos. Foi um erro meu, em nome do blog. Não assimilei esse fato, para um lado negativo, e que realmente quem lesse, teria o mesmo pensamento que você colocou no teu texto. Minha sincera desculpa!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário