Mais sobre o Plantão da Globo - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

terça-feira, 3 de maio de 2011

Mais sobre o Plantão da Globo

A respeito do comentário que fiz sobre o Plantão da Globo que noticiou a morte de Bin Laden, o leitor Leandro Bispo Veras, músico e funcionário público de Maringá (PR), enviou o seguinte relato>
Foi decepcionante ver o Plantão da Globo sobre o anúncio da morte de Bin Laden nesse final de domingo, 1º de maio de 2011. Acompanhei ao vivo, pela Record News, ao pronunciamento de Obama e, CERCA DE QUINZE MINUTOS DEPOIS, assistindo à Globo, o Plantão interrompeu a programação. Patricia Poeta e Zeca Camargo entraram no ar para informar que, em instantes, Obama faria o anúncio da morte de Bin Laden.

Num primeiro momento achei que eles estavam enganados e que logo corrigiriam o erro. Mas, para minha decepção, o único enganado era eu e o restante da audiencia que acompanhava o filme. Permaneci na Globo para ver se levariam adiante a história e, infelizmente, foi exatamente o que aconteceu. Cerca de 5min depois, volta o Plantão da Globo com o pronunciamento “ao vivo” de Obama.

Era nítido o desconforto do Zeca Camargo em levar ao ar uma mentira tão grande e absurda. Mostraram uma gravação de Obama como se fosse ao vivo e, como se não bastasse, Patricia Poeta ainda comentava naturalmente as declarações do presidente norte-americano. Uma vergonha. Um vexame. Fiquei pasmo diante de tanta mentira e falta de ética jornalística e profissional.

Me senti enganado e ultrajado como telespectador. Teria sido muito mais digno, ético, decente, profissional, correto e direito se o Plantão tivesse dado a notícia verdadeira. Ou seja, a de que Obama tinha anunciado há, pelo menos, 10min ou 15min, a morte de Bin Laden. Não foi o que ocorreu! Alguém optou pela mentira e pela manipulação da informação. Alguém optou por fazer o telespectador, no caso eu e tantos outros, de trouxa! Mas em nome de quê? De quê, meu Deus?!

Enfim, não sei se já houve alguma retratação da Globo em função deste episódio lamentável, mas seria o mínimo. De qualquer forma, se Bin Laden morreu de fato, a ética e o profissionalismo do “jornalismo” da Globo morreram com ele!

Leandro Bispo Veras
Maringá (PR)
As duas entradas do Plantão estão no YouTube. Assista e tire suas conclusões. Lembrando que a discussão surgiu porque na reportagem que abriu o Jornal Nacional na noite de ontem foi citado, completamente fora de contexto, que a notícia da morte de Bin Laden havia sido dada pelo Plantão da Globo.

Primeiro Plantão.



Segundo Plantão.



Dê sua opinião: Como você soube da morte de Osama Bin Laden.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário