Quem disse que não dá para cuRTir no Twitter? - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Quem disse que não dá para cuRTir no Twitter?

Com o Facebook ganhando mais projeção no Brasil e o botão “curtir” ganhando vida até fora da internet, muitos usuários no Twitter tem postando comentários pedindo ao microblog que adote uma ferramenta semelhante. Diante de tantos pedidos, não li nenhuma resposta do Twitter nem qualquer especulação à respeito. E até entendo que seja desnecessário explicar o que não precisa de explicação. Primeiro, porque copiar o grande sucesso do Facebook não me parece uma alternativa viável. Não “pegaria” bem no mercado. E segundo, porque o Twitter já possui e já aprimorou seu equivalente ao botão de “curtir”: o RT. Ou você não concorda que ao dar RT para um tweet você está dizendo que curtiu, gostou do que foi escrito, divulgado, linkado, etc.? O princípio é o mesmo do curtir do Facebook, com aprovação e divulgação na sua rede. Só não tem o ícone do “positivo”, mas isso é só um detalhe.

Mas se o RT não basta, inclua no pacote o Favoritos, uma outra ferramenta do Twitter que também pode mostrar o quanto um tweet está bem avaliado/cotado entre os seguidores. O Twitter parece apostar nos Favoritos. Tanto que, desde a sua maior reformulação, é possível gerar um widget (módulo) que exibe automaticamente somente os tweets favoritados pelo usuário. Você quer mostrar os tweets que está “curtindo” no Twitter em seu blog ou site? Clique na estrelinha logo abaixo de cada tweet e depois, em Ressources, gere um widget para colar no seu site/blog. Você pode publicar num post, como estou fazendo, ou deixar em uma área fixa do blog. Ou pode simplesemente divulgar mais sua página de favoritos no Twitter. Todos os usuários tem uma (http://twitter.com/nomedousuario/favorites).



Este não é um post de defesa do Twitter diante do Facebook. É um post sobre possibilidades de usos das ferramentas. Assim como você conta quantos curtiram uma foto que você postou no Facebook, pode contar também quantos RTs seu post com a foto ganhou no Twitter. Curtiu? Dê RT. :)

Em tempo: siga @colunaextra no Twitter e curta a página do Coluna Extra no Facebook (www.facebook.com/ColunaExtra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário