Som para curtir no Toca Tube - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Som para curtir no Toca Tube

Quem acompanha o Coluna Extra sabe que eu tenho por hábito, até por interesse profissional, buscar novos usos ou usos diferenciados para ferramentas que surgem ou que eu comece a usar na internet. Foi assim com o Blip.fm, o CoverItLive e o próprio Twitter. Agora, no mergulho que resolvi dar no Facebook, que você leu aqui, a aposta está sendo explorar o formato da chamada “fan page” ou “página de fã”.

Já havia criado a do Coluna Extra, do Rock SC e de clientes da agenteinforma, mas sempre como mais um canal de divulgação do conteúdo publicado originalmente em outros endereços na internet. O que fiz desta vez foi criar um “produto” específico para o Facebook, usando o formato da “página de fã” para compartilhar conteúdo próprio, gerado não por uma, mas por várias pessoas.

Depois de observar que vários dos meus amigos no Facebook tinha o hábito de publicar clipes do YouTube em seus murais, tive a ideia de reunir todos estes vídeos num único endereço e organizar uma “programação” criada a partir do gosto e das preferências musicais de mais de uma pessoa. Assim nasceu o Toca Tube, uma página coletiva que reúne amigos interessados em compartilhar música.

Minha intenção é juntar pelo menos uns 20 “VJs de Facebook”, como bem definiu o DJ Gustavo Monteiro, um dos participantes do Toca Tube. Por enquanto, são sete, e a seleção musical, que é variada, para quem ouve rádio há muito tempo, como é o meu caso, não poderia ser melhor: toca o que eu gostaria de ouvir e não toca mais na maioria das emissoras.

O conteúdo do Toca Tube é enviado também para o Twitter @tocatube. Neste caso, quem segue no Twitter recebe o tweet com o nome do artistas, da música e o link do clipe no YouTube. A programação completa do Toca Tube está no link www.facebook.com/TocaTube (clique em “curtir” no alto da página para visualizar as atualizações no seu perfil no Facebook). E se cutir o formato, avise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário