Paul McCartney canta “rascunho” de “Yesterday” - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Paul McCartney canta “rascunho” de “Yesterday”

Paul McCartney esteve ontem no programa Late Night, exibido nos Estados Unidos pelo canal NBC, e, com a ajuda do apresentador e comediante Jimmy Fallon, cantou pela primeira vez em público “Scrambled eggs” (“Ovos mexidos”), o “rascunho” que deu origem ao clássico “Yesterday” (Help! -1965). No livro A história por trás de todas as canções dos Beatles, Steve Turner conta em detalhes como “Scrambled eggs” virou “Yesterday”:
Paul acordou uma manhã em seu quarto no último andar na casa dos Asher, em Wimpole Street, com a música de “Yesterday” na cabeça. Havia um piano perto da cama, ele foi diretor para lá e começou a tocar. “Estava tudo lá", conta. “Ela veio completa. Eu não conseguia acreditar”.

Mesmo não tendo a letra naquele momento, Paul estava preocupado que a música em si tivesse sido inconscientemente plagiada, e o que parecia ser um arroubo de inspiração pudesse ser apenas a memória de uma melodia. “Por cerca de um mês fui atrás das pessoas no mercado musical e perguntei se já tinham ouvido a música antes”, ele conta. “Acabou sendo como entregar algo à polícia. Achei que se ninguém desse falta em algumas semanas eu poderia ficar com ela”".

Então ele criou o título provisório de “Scrambled eggs” e começou a cantar “Scrambled eggs, oh you've got such lovely legs” só para sentir o vocal. Era uma prática comum e às vezes fazia surgir versos interessantes, que eram mantidos na versão final. (...)

Paul deve ter concebido a música no começo de 1965, mas foi só em junho, quando tirou férias curtas em Portugal, que completou a letra. Então ele flertou com a ideia de usar um título de uma palavra só - “Yesterday”. (...)

Dois dias depois de voltar de Portugal, Paul gravou a música em Abbey Road. (...)

Em julho de 2003, o escritor de Liverpool Spencer Leigh fez a descoberta de que havia semelhanças entre “Yesterday” e “Answer me”, de Nat King Cole (1953) tanto na melodia quanto na letra. A música de Cole contém até os mesmo versos “yesterday I believed that love was here to stay / Won't you tell me that I've gone stary?”. Quando a notícia chegou ao escritório de Paul, a resposta foi que as músicas eram tão parecidas quanto “Get Back” e “God save the Queen”.
Assista ao dueto de Paul McCartney e Jimmy Fallon em “Scrambled eggs”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário