Twitter de contato - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Twitter de contato

Não, o e-mail não morreu nem vai morrer. Mas o Twitter já está sendo usado como principal meio de contato de programas de TV e rádio com a audiência, função que já foi exclusiva do e-mail. A escolha pelo Twitter certamente está ligada ao crescimento do site, cada vez mais popular também no Brasil. A vantagem que vejo no uso do “twitter de contato” é que a interatividade, com críticas, elogios, perguntas e sugestões, pode ser vista por todos os fãs que seguem o perfil, ao contrário da mensagem enviada por e-mail, que pode ficar esquecida na caixa de entrada da produção do programa. O fato de mais gente visualizar um tweet enviado para o programa amplia a divulgação e, principalmente, a interatividade. Outros usuários podem se interessar em participar, contribuir com o programa.

Seguem três exemplos de programas que estão dando preferência para o Twitter como canal de contato.

CQC - O programa de humor da Band pede que seus fãs enviem sugestões para o quadro Top Five apenas pelo Twitter @TopFiveBrasil.



Pânico - No programa de rádio da Jovem Pan, a turma do Pânico ainda mantém um blog, mas dá preferência e pede que os ouvintes mandem perguntas para os convidados pelo Twitter @programapanico. Eventualmente, no Pânico da TV também são lidas mensagens enviadas para o mesmo twitter.



Arena Sportv - O debate esportivo das tardes do SporTV aderiu de vez ao Twitter este ano. Mantém e-mail, mas a maioria das perguntas é enviada para o Twitter do programa: @ArenaSporTV.



Mural na ESPN

Já que citei o SporTV, os canais ESPN seguem firmem na proposta de não usar nem o e-mail nem o Twitter como canal principal de contato com seus fãs de esporte. A preferência ainda é pelo bom e velho mural no ótimo site do canal, o que tem funcionado muito bem tanto nos programas quanto nas transmissões esportivas. O que curioso é que os principais narradores e comentaristas da ESPN, da turma do esporte, estão entre os mais atuantes, com destaque para @MauroCezarESPN, @pauloamigao e @lbertozzi.

P.S.: Quer mandar críticas, elogios, perguntas e sugestões para o Coluna Extra? Siga @colunaextra no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário