Leia com atenção - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Leia com atenção

Gostou do título do post? Não é só uma isca para você ler o que estou escrevendo. É uma dica preciosa para quem navega pela internet com frequência ou recebe pilhas e pilhas de e-mails dos amigos com denúncias, golpes, fofocas, enfim, todo tipo de assunto. O “Leia com atenção” vale também para os colegas jornalistas, especialmente os editores e pauteiros de sites de notícias (se ter credibilidade ainda estiver na lista de prioridades dos veículos...), que nos últimos dias embarcaram em duas furadas por falta de cuidado na hora de checar uma informação direto com as fontes e de esmiuçar uma notícia em todos os seus detalhes (links, sites oficiais...).

Primeiro, no auge do “Cala Boca Galvão”, sites e blogs noticiaram com estardalhaço que o assunto seria citado em um dos próximos episódios de Os Simpsons. A referência apareceria na abertura do desenho, no trecho onde Bart escreve uma frase no quadro da escola. A notícia era ilustrada com uma imagem da cena e dizia que o criador dos Simpsons, Matt Groening havia confirmado a citação ao “Cala Boca Galvão” em um post no site da Fox. Em nenhuma das reproduções da notícia que encontrei havia o link para a declaração de Groening. Uma visita aos sites ligados ao canal Fox seria o suficiente para desconfiar da história. E a imagem? Uma montagem.

Agora, a barca furada da vez é a notícia de ontem dizendo que o PSDB entrou na Justiça para proibir que o PT use a música “Eu gosto é de mulher”, do Ultraje a Rigor, na campanha eleitorial de Dilma Rousseff. A música teria sido escolhida por causa do trecho “mulher dona-de-casa, mulher pra presidente”. Como ficou esclarecido logo em seguida, a notícia, com declarações falsas, não passou de uma brincadeira criada pelo site Notícias Globais, que logo de cara avisa ao leitor que é site de notícias não-verdadeiras e tem como slogan O jornal com a credibilidade que você merece. Quem caiu, sites de política e jurídicos incluídos, ontem mesmo fez a correção (ou mea culpa). Mas acabei de receber a newsletter (não pedi...) do Espaço Vital, auto-intitulado o “melhor saite jurídico da internet brasileira”, com o link para a notícia PSDB quer proibir música de Ultraje a Rigor, publicada hoje! Como adendo, o site explica porque o nome da banda é Ultraje a Rigor...leia com atenção.

Um comentário:

  1. E isso tudo pouco depois do Sensacionalista ter sido reproduzido no mundo todo com a história da mulher que engravidou no cinema 3D. De quantas pegadinhas o povo vai precisar pra se ligar?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário