7 ideias para novos blogs - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quinta-feira, 29 de julho de 2010

7 ideias para novos blogs

Twitter à parte, blog ainda é uma ferramenta de comunicação eficiente tanto no pessoal quanto no profissional, como diz o outro. Repetindo o que já havia feito aqui no Coluna Extra, em novembro de 2006, listei ideias para novos blogs que podem inspirar quem ainda não tem e até quem já tem um blog mas procura um novo foco. Desta vez são sete. Como da outra vez, não é minha intenção apresentar uma lista de temas inéditos - o que seria pretensão demais da minha parte diante da quantidade de blogs que existem mundo afora. Seguem as sugestões (e se colocar alguma das ideias em prática, por gentileza, me avise :).

Flyer
Blog que posta apenas convites para shows e festas. Potencial para promoções como distribuição de convites e ações casadas com promoteres dos shows e festas. Crie um padrão para exibição dos flyers. E junto com o flyer acrescente ao post o link de quem está promovendo o show ou festa. Isso fará do blog um catálogo com os links dos principais “festeiros” da cidade.

Caminhada
Blog com dicas de saúde, equipamentos, locais, ambiente, etc., para o público que pratica caminhada em pontos específicos na cidade. Possibilidade de coberturas ao vivo de eventos promovidos por cooperativas de médicos ou academias em pontos de caminhada. Em termos de conteúdo, uma possibilidade é convidar especialistas para escrever um post por semana, por exemplo. Outra é entrevistar praticantes famosos ou anônimos. Comercialmente, academias, lojas de material esportivo, casas de sucos, etc., podem estar na lista de possíveis anunciantes.

Varejo “social”
Blog que acompanha, divulga e comenta promoções de redes de loja em mídias sociais. Magazine Luiza e Saraiva estão entre as empresas brasileiras que mais utilizam as mídias sociais como ferramenta de promoções e relacionamento com os consumidores. O blog aborda a questão do ponto de vista do marketing digital. Analisa o tipo de ação, a participação do público e o retorno que a empresa obtém em termos de burburinho.

Bairro
Blog de notícias e histórias sobre o bairro onde o blogueiro reside, seguindo a tendência de crescimento do jornalismo hiperlocal. É um blog que exige dedicação e forte relacionamento com entidades, empresários e “personagens” locais. Comercialmente, potencial é interessante. Sendo um produto segmentado e bem focado geograficamente, retorno pode ir além do esperado, cobrindo contas e abrindo possibilidades para investimentos em equipe, por exemplo.

Humor na TV
Blog que divulga e comenta os programas de humor na TV, na mesma linha dos blogs especializados em seriados norte-americanos. Canais como MTV e Multishow tem investido em produções próprias (Comédia MTV, Furo MTV, Cilada, Quase Anônimos...) e as emissoras abertas, com ou menos sucesso, também estão apostando em modelos tradicionais e (quase) inovadores de fazer graça.

Legislativo
Blog para blogueiro que se interessa por temas ligados a política e cidadania. Para tocar este blog é preciso disposição para acompanhar o dia-a-dia da Câmara de Vereadores e mostrar o que é discutido, questionar decisões, etc.. Potencial para blog coletivo. Modelo é o site Congresso em Foco.

Seleção de 2014
Blog que acompanha a era Mano Menezes na Seleção Brasileira, comentando jogos e, principalmente, registrando as convocações. Entre as pautas, dá para criar um tag para reunir os vídeos que estão no YouTube com “melhores momentos” de jogadores convocados e pouco conhecidos no Brasil, como o zagueiro David Luís, do Benfica.

2 comentários:

  1. Oi Alexandre. Já tenho um blog de bairro ha uns anos. Bem não é bem de bairro, é com foco na Rua, mas que respinga no bairro. Da uma olhada www.noticiasdaminharua.tk.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  2. É verdadade há uma grande variedade de temas!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário