Assessoria de imprensa e redes sociais - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Assessoria de imprensa e redes sociais

A amiga Sara Caprario, assessora de imprensa de grande experiência e competência, sócia na Letra Editoral, publicou artigo no Acontecendo Aqui abordando um tema cada vez mais importante na comunicação empresarial: a relação entre a assessoria de imprensa e as redes sociais. Escreveu a Sara:
Tive que aprender rápido. Desde o ano passado passei a usar as redes sociais – Twitter, Facebook e Youtube – para entender o mundo da comunicação rápida, ainda mais objetiva do que aprendemos nos bancos escolares do curso de Jornalismo.

A demanda partiu dos clientes, que queriam estar nas redes sociais mas com conteúdo inteligente, ou seja, com mensagens que indicassem possibilidades para seus interesses.

No início achei estranho que uma empresa de médio porte, ou mesmo uma grande empresa, pudesse ter algum resultado ao usar estas ferramentas. Aos poucos fui descobrindo que, na verdade, as empresas podem perder alguma coisa se não estiverem participando das redes sociais.
Leia o texto completo.
O que vejo no mercado é que nem todos os profissionais que trabalham com assessoria de imprensa tiveram o mesmo clique que a Sara. São raros os casos de assessorias que usam com eficiente o Twitter, por exemplo. Mandar link do release que acabou de chegar por e-mail não me parece uma ação eficiente nem motivo para dizer aos quatro ventos que usa o Twitter. As dinâmicas e demandas de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais são diferentes e exigem conhecimentos e métodos muito específicos - nos dois casos.

Estou, claro, puxando um pouco de brasa para a minha sardinha (www.agenteinforma.com.br), mas é por um bom motivo: eu acredito no trabalho casado de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais. Na linha do que escreveu a Sara, um dá suporte para o outro. Ou seja, assim como as assessorias de imprensa contratam os serviços de fotógrafos, clipagem, revisão, entre outros, podem começar a incluir gestores de redes sociais na sua lista de fornecedores. :)

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com você, Alexandre.
    Mas algumas empresas ou empresários ainda não entenderam a importância de estar nas redes sociais.
    Contratar um profissional especializado na área é um passo importante para marcar presença nesse universo do qual o empresário que se pretende moderno não pode prescindir.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário