E se o Dunga lesse a coluna do Tostão? - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

domingo, 9 de maio de 2010

E se o Dunga lesse a coluna do Tostão?

Terça-feira, dia 11, às 13h, o Brasil saberá finalmente quem serão os 23 jogadores que vestirão a camisa da Seleção Brasileira na Copa da África do Sul. De olho na data, o craque Tostão dedidou a coluna de hoje (“Pior é o técnico confuso”) ao exercício de especular, tentar descobrir quem serão os 23 jogadores que irão ao Mundial e o que se passa na alma de Dunga. “É muito difícil. Não compreendo nem minha alma, ainda mais a de Dunga. Vou me basear em suas convocações, em seu pragmatismo e em sua tão elogiada coerência. Nem sempre a coerência é uma virtude”. Para Tostão, os 23 convocados de Dunga serão Júlio César, Doni e Victor no gol; Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos e Gilberto nas laterais; Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva na zaga; Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué, Kléberson, Elano e Ramires no meio; Kaká e Júlio Baptista como meias de ligação; e Robinho, Luís Fabiano, Nilmar e Adriano no ataque.

O melhor no texto, claro, é quando Tostão sai do papel de Dunga e volta a ser Tostão outra vez. Segue trecho:
Nos meus 23 preferidos, entrariam o goleiro Fábio, Marcelo, André Santos, Zé Roberto (da Copa de 2006), Ronaldinho, Ganso e Diego Tardelli. Sairiam Doni, Gilberto, Michel Bastos, Kléberson, Ramires, Júlio Baptista e Nilmar. Seriam sete mudanças. Para completar os 30: Gomes, Jonathan, Mi chel Bastos, Lucas, Alex (Chelsea), Alex (Fenerbahçe) e Neymar. E ainda sobrariam Nilmar e Grafite.

Em meu time titular, Marcelo entraria no lugar de Gilberto ou de Michel Bastos, Daniel Alves, no de Elano, e Zé Roberto, no de Felipe Melo. Ganso seria o primeiro reserva de Kaká, e Ronaldinho, o de Robinho. Ganso ou Ronaldinho substituiria Elano, se fosse necessário mudar o esquema tático.

Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué e Elano são apenas bons jogadores, comuns, mas não há outros melhores em suas posições, com exceção de Zé Roberto, que continua jogando muito bem.
Mesmo com tantas sugestões, tantas diferenças, Tostão diz compreender a relutância de Dunga para convocar um jogador que nunca foi chamado, casos de Ganso e Neymar, por exemplo.
Para ele (Dunga), seria trair seus princípios, sua cara, sua alma e sua coerência. Sua cara está colada na alma. Se tentar separá-las, rasga. Pior que ter um técnico rígido e teimoso é ter um técnico confuso, que não sabe o que quer.
Mas não custa seguir uns conselhos do mestre, não?

Leia a coluna completa de Tostão.

Por falar em cara...

Reproduzo charge do Frank (@frankmaia) de julho de 2006, pós-derrota para a França nas quartas-de-final da Copa da Alemanha. Reconhece o “retratado”?



Siga @copaextra

Em 2006, escrevi sobre a Copa da Alemanha aqui no Coluna Extra usando um selo “Copa Extra” para diferenciar o conteúdo. Este ano, sendo a Copa da África do Sul a Copa do Twitter, optei por adotar uma outra estratégia: transformar Copa Extra em um informativo sobre a Copa no Twitter para escrever notas (futebol e tudo o que estiver ligado à Copa), sugerir links, comentar a cobertura, retuitar comentaristas e torcedores, dar pitacos sobre os jogos e usar ferramentas disponíveis durante o evento (como listas especiais e tweetchats, por exemplo). Aqui no Coluna Extra, o @copaextra breve estará no topo do blog, exibindo o conteúdo publicado no Twitter. E além do caráter informativo, @copaextra é também mais uma experiência sobre formato para distribuição de conteúdo via internet.

Acompanhando o perfil, os leitores ficam por dentro das ações que irei realizar daqui até a final da Copa. E @copaextra já começou: siga http://twitter.com/copaextra.

Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário