clicRBS Itajaí lançado, Diarinho valorizado - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

sábado, 1 de maio de 2010

clicRBS Itajaí lançado, Diarinho valorizado

O Grupo RBS escolheu a cidade de Itajaí, berço e principal mercado do jornal concorrente Diário Litoral, o popular Diarinho, para lançar um novo produto na internet, o clicRBS Itajaí, site de notícias baseado no conceito de hiperlocalismo, onde o que interessa são os assuntos de uma determinada região geográfica, neste caso, uma das principais cidades de Santa Catarina, onde fica localizado um dos portos mais movimentados do país. O clicRBS Itajaí tem uma capa própria, uma editora dedicada ao site (a jornalista Patrícia Kieser) e uma aposta forte na participação dos leitores. “O hiperlocalismo recupera a tradição dos meios de comunicação de se ocupar também de questões paroquiais, mas não menos importantes para as comunidades nas quais estão inseridos”, diz o texto sobre o site, publicado na edição desta sexta-feira do Jornal de Santa Catarina.

O clicRBS Itajaí chega poucos meses depois do Diarinho lançar também seu novo site (www.diarinho.com.br), exclusivo para assinantes, que mantém a mesma cobertura da versão impressa, focada nas coisas de Itajaí e região. Juntamente com o novo site, o Diarinho também reativou o perfil no Twitter (@diarinho), criado originalmente como alternativa na cobertura das chuvas de 2008. E quando digo no título do post que o Diarinho está sendo valorizado com o clicRBS Itajaí, me refiro ao fato de uma empresa do porte da RBS lançar um novo produto em uma cidade onde o nicho “notícias locais” não está descoberto. Ou seja, não falta cobertura local em Itajaí. Não seria com um blog, por exemplo, que a empresa gaúcha conseguiria causar algum efeito no espaço ocupado pelo Diarinho. Precisaria ser com um site, num trabalho de maior fôlego, para tentar. Se vai conseguir, o tempo dirá. E ainda fica a curiosidade também para saber como o Diarinho reagirá com a chegada do novo site da RBS. O fato do acesso ao Diarinho na internet ser restrito a assinantes pode começar a pesar - o acesso ao clicRBS Itajaí é gratuito.



Considero a chegada do clicRBS Itajaí um passo importante para o jornalismo online de Santa Catarina porque dá visibilidade para um tipo de conteúdo, o hiperlocal, que está pedindo passagem para ser publicado, digamos assim. E o que é mais interessante: tanto a RBS quanto um jornalista empreendedor podem investir no formato (dê uma volta pelo seu bairro...). Recomendo uma visita demorada pelo blog do jornalista Carlos Castilho, que escreve com frequência sobre jornalismo hiperlocal, e também pelo blog do jornalista Celso Martins, o Sambaqui na Rede, que destaca assuntos do bairros Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Cacupé, de Florianópolis.

Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário