A primeira Copa do Mundo não se esquece - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A primeira Copa do Mundo não se esquece

Nesta terça-feira, às 21h, o canal ESPN exibe, na íntegra, o fatídico Brasil 2 x 3 Itália, válido pela quartas-de-final da Copa da Espanha de 1982. O jogo aconteceu no dia 5 de julho, no estádio Sarriá, em Sevilha, e o atacante Paolo Rossi fez a festa marcando os 3 gols da Itália, dois em cima do Júnior (nas paradas com o “Voa canarinho, voa”) e um com passe açucarado do Toninho Cerezo.

Acredito que esta será a primeira vez que muitos, como eu, irão rever o jogo do começo ao fim para talvez até desfazer alguns mitos da partida que se tornou a mais importante daquela Copa, mais até do que a própria final (diga lá: quem fez a final de 82?). Na época, eu tinha 9 anos e o futebol já era parte importante no meu dia a dia. Acompanhava meu pai nos jogos do Avaí no estádio Adolfo Konder (onde hoje fica o Beiramar Shopping) e ouvia com atenção os programas de esportes da rádio Guarujá. Mas em termos de Copa do Mundo, aquela da Espanha era a primeira que acompanhava, assistindo aos jogos e comprando chiclete Ping-Pong adoidado para conseguir figurinhas para o álbum e para as disputas de bafo na escola.

No Brasil x Itália, lembro até hoje, assistimos na casa de parentes, reunidos para um almoço especialmente preparado para a ocasião. O bom é que minha noção de futebol aos 9 anos não me permitiu ficar triste com a derrota. O que ficou para mim foi a inspiração para seguir gostando de futebol, de levar para as peladas alguma coisa daqueles gênios do time do Telê, principalmente o Éder, certamente o ídolo de todo garoto canhoto que, com a camisa 11, se sentia confiante para chutar de longa distância ou cobrar faltas com força e precisão. Meu caso... Aliás, uma das dúvidas para tirar de Brasil x Itália é: cadê o Éder no jogo? Não fez gol e não aparece, por exemplo, no vídeo abaixo, da Globo, com os melhores momentos da partida. Assista. E amanhã, dia 13, jogo completo na ESPN, às 21h, com reprise no domingo, depois do Bate-Bola na ESPN Brasil.



Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário