A cauda longa se manifesta - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A cauda longa se manifesta

Ontem e hoje, o Coluna Extra está recebendo um número expressivo de visitantes por causa de três posts antigos: Orkuting #4, Tele-Sena na Globo e Fútio Indispensável. E o que é interessante neste revival é que, para cada post, há uma explicação diferente para o aumento nos acessos. Por partes:
Divulgação de link no Twitter
Em clima de Páscoa, o primeiro post “campeão”, de setembro de 2006, é sobre uma comunidade no Orkut de fãs do bombom Caribe, da Garoto. Li uma conversa no Twitter sobre o bombom, lembrei do post e divulguei o link entre os que seguem o perfil @agenteinforma. Além dos cliques gerados pela minha ação de postar o link, o tweet ganhou republicação, o popular RT, o que trouxe mais gente ao post, além dos que seguem o meu perfil.

Título óbvio bom de Google
Publicado em setembro de 2004, o segundo post “velho” bom-de-clique trata da inusitada exibição de comercial da Tele-Sena, do Sílvio Santos, na Globo. Ao contrário do post sobre o Caribe, este foi muito acessado hoje sem qualquer participação minha na divulgação do link. Só fiz um título óbvio na época, que funciona muito bem no Google. Veja o resultado da busca por “Tele-Sena na Globo”: Coluna Extra em segundo lugar. E o interessante em relação a este post é ver a vista render comentário dizendo quando o comercial foi veiculado.

Post original e link em blog renomado
Por fim, o terceiro post antigo bem acesso é de novembro de 2004 e explico sua boa audiência por dois motivos. Primeiro, é um post original: não há na internet outro texto como tantos detalhes sobre o saudoso Fútio Indispensável, fanzine-revista de grande repercussão, editado em Florianópolis entre 1993 e 1994. Repercussão que tantos anos depois rende buscas por “fútio indispensável” no Google e vem parar aqui (se clicar no Estou com sorte do Google, chega mais rápido). E aí entra o segundo motivo para os muitos acessos do post: o jornalista Alexandre Matias, do Trabalho Sujo, um dos principais blogs brasileiros sobre cultura pop, citou o Fútio... num post do dia 2 de abril, linkando e gerando cliques para o meu post de 2004.
Sobre a cauda longa do título do post, leia o artigo A cauda longa e o jornalismo.

Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra

Um comentário:

  1. Apresentei trabalho sobre A Cauda Longa na aula do mestre Mosimann.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário