Sobe BG - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

segunda-feira, 15 de março de 2010

Sobe BG

A partir de hoje, o Coluna Extra ganha uma tag só para mostrar e, principalmente, relembrar músicas usadas em trilhas de filmes, séries e programas de TV. A tag Sobe BG, referência à indicação nos roteiros para aumentar a música de fundo, vai reunir vídeos do YouTube com trechos de filmes, aberturas de séries e programas ou somente áudio, sempre com alguma informação e links adicionais. A ideia é que Sobe BG seja uma miscelânea, com trilhas de todos os tipos e estilos, como mostra a seleção que fiz para este post de estreia (baseada em minhas lembranças e preferências). Aguardo sugestões dos leitores e dos amigos blogueiros. Por enquanto, segue minha primeira seleção.

Super-Herói Americano

A música “Believe it or not”, usada na abertura do antigo seriado Super-Herói Americano, exibido nos anos 80 pelo SBT, é de autoria de Mike Post, o mesmo de Magnum, Lei e Ordem, Esquadrão Classe A, entre muitas outras séries de TV. Assista à abertura do seriado.



Anos Incríveis

Um dos grandes sucessos da TV Cultura, a série sobre a infância e a adolescência de Kevin Arnold, vividas nos anos 60 e 70, já ganhava o telespectador na abertura. A versão de Joe Coecker para “With a little help from my friends” representa bem aqueles anos incríveis. Assista à abertura do seriado.



Easy Rider (Sem Destino)

Os incríveis anos 60 também foram acelerados. “Born to be wild”, música-tema do clássico Easy Rider, com Dennis Hooper e Peter Fonda, embalou a abertura do filme e entrou para a história como trilha também do sonho de botar o pé na estrada e sair por aí. Gravada em 1968, a música foi o grande (e talvez único) sucesso da banda Steppenwolf. Assista ao trecho de abertura do filme.



Os Muppets

Uma lembrança da infância (minha e acredito que de muitos leitores): os episódios dos Muppets exibidos pela Globo nas tardes de sábado. E não precisa forçar muito a memória para lembrar da versão em português da música de abertura. Assista à abertura do seriado (em português).



Scrubs

Das séries de TV mais recentes, a música-tema de Scrubs é minha preferida. A balada “I'm no Superman”, da banda californiada Lazlo Bane, cai como uma luva para apresentar a equipe do hospital Sacred Heart, teoricamente um lugar “engraçado”, mas sujeito a mudanças de humor e pequenos dramas sobre escolhas e afins. Ouça a música do Lazlo Bane.



Asas do Desejo

“Stay (faraway, so close)” é uma das melhores músicas do U2 e também música-tema e praticamente título original do filme Asas do Desejo (Faraway, So Close!), clássico do cineasta Wim Wenders. O clipe da música, dirigido pelo próprio Wenders, remete ao filme e também está entre os melhores que Bono e cia já produziram. Assista ao clipe.



Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário