Mais pérolas das aulas de radioteatro - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

sexta-feira, 19 de março de 2010

Mais pérolas das aulas de radioteatro

E a Rádio Ponto (@radioponto) digitalizou e publicou mais um pacote com programas produzidos nas disciplinas de rádio do Curso de Jornalismo da UFSC. E mais uma vez, estão lá algumas das produções das aulas de radioteatro dos anos de 1993 e 1994, das quais participei diretamente. Entre as produções, destaco duas.

A primeira é o esquete de humor Paulo Olívio - O detetive diferente. Não lembro bem quem escreveu o roteiro, mas lembro que o título era um trocadilho com Palmolive, patrocinar clássico das radionovelas brasileiras, e também uma piada/homenagem ao professor Paulo Brito, chefe de departamento na época e também comentatista esportivo, que tinha como slogan “Paulo Brito, o comentarista diferente” (por causa disso, o detetive tem até vinheta...). A história cita ainda Gustavo Neves Filho, o grande autor de radionovelas do rádio de Santa Catarina. Eu participo como narrador/apresentador, enquanto meus amigos Victor Carlson, Diógenes Fischer e Adriane Canan interpretam Paulo Olívio, Comissário Gordon Shamuei e Ajudante, respectivamente. Eu tô rindo até agora.

A outra produção é mais séria: a série Voto Consciente, de 1994. Se não me engano foram produzidos apenas os dois episódios que estão reunidos num único arquivo, no player abaixo. A ideia era colocar o eleitor em situações comuns em ano de eleição, ouvindo promessas e avaliando candidatos não exatamente por suas convicções. O episódio “Mentira tem perna curta”, do qual participo como “radioator”, também foi o primeiro roteiro que escrevi para uma radionovela ou para uma produção de ficção. Gostei bastante do resultado e chamo a atenção para dois detalhes na produção, que teve edição minha, de Diógenes Fischer, Érida Souza e Lauro Maeda: o jingle (que eu e o Diógenes Fischer cantamos sobre uma trilha instrumental qualquer; ficou muito bom, mas não sei como) e também a edição que deixa o candidato falando blablabla no horário eleitoral, enquanto os personagens principais conversam sobre as propostas (Manoel, nome do meu personagem, é homenagem ao meu avô). Participam do primeiro episódio eu, Diógenes Fischer, Giancarlo Proença, Lauro Maeda, Érida Souza e Josemar Sehnem. No segundo, Adriane Canan e Valci Zuculoto, nossa professora, com quem apredi muito sobre rádio e sobre como ser editor.

Clique no nome dos arquivos para ouvir.



Para ouvir mais produções, acesse a Rádio Ponto do Curso de Jornalismo da UFSC.

Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra

Um comentário:

  1. Anônimo4:48 PM

    Oi! Só vi agora, pelo twitter, que você postou sobre a gente. Trabalho aqui na rádio e é bem divertido digitalizar as produções de alunos antigos.
    Yasmine

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário