“Eduardo e Mônica” em versão radioteatro - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

domingo, 21 de fevereiro de 2010

“Eduardo e Mônica” em versão radioteatro

Desde o ano passado, a equipe do site Rádio Ponto UFSC vem disponibilizando para audição e download boa parte das produções em áudio do Curso de Jornalismo da UFSC. O trabalho inclui as produções mais recentes e também as mais antigas, do tempo em que o gravador do estúdio ainda era de rolo e de digital, só o relógio do operador. Sou desse tempo (1991-1994). E hoje, minha amiga Adriane Canan me avisou que uma das adaptações que fizemos (eu, Adri e mais alguns colegas) na aula de Radioteatro havia sido digitalizada e estava lá no Radio Ponto UFSC. Fui conferir e encontrei a versão para radioteatro de “Eduardo e Mônica”, o clássico da Legião Urbana, uma ousadia divertida de nossa parte, mas também um grande aprendizado em transpor para o rádio a história contada na música. E além de “Eduardo e Mônica”, também encontrei outra adaptação que lembro até hoje, “Lênin e McCartney”, texto de Luís Fernando Veríssimo, que mistura com a maestria de sempre Beatles com a Revolução Russa. Nesta adaptação, fiz a direção musical, selecionando as músicas (só LPs) e definindo o momento exato em que elas ganhavam destaque entre os diálogos (o trecho onde Lênin e McCartney cantam durante “Let it be” é o meu preferido).

As adaptações de “Eduardo e Mônica” e “Lênin e McCartney” foram produzidas no primeiro semestre de 1993. Para ouvir, clique no nome dos arquivos no player abaixo.



Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra

Um comentário:

  1. Olá,
    que belas recordações! Saiba que você tem um espaço reservado no Caros Ouvintes para falar de suas aventuras pelas ondas do rádio e tamabém de outros colegas que você queira rememorar.
    abraço grande.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário