Rock SC na lista de destaques da Contracapa - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Rock SC na lista de destaques da Contracapa

Saiu hoje a Uplist da coluna Contracapa, do caderno de Variedades do Diário Catarinense, com os destaques da música de Santa Catarina em 2009. A iniciativa é do titular da Contracapa, Marcos Espíndola, e conta com os votos de um grupo de jornalistas convidados - do qual tive a satisfação de participar este ano. E além de apontar os melhores lançamentos de 2009, a lista também aponta os destaques do ano (banda, shows, projetos, etc.). E o Rock SC, a videoteca das bandas de Santa Catarina que lancei em setembro último, mereceu duas citações entre os destaques, que agradeço imensamente. Servem de incentivo e de motivação para que eu invista ainda mais no Rock SC.

Abaixo, os votos (com comentários) e destaques que enviei para a Uplist da Contracapa.
Cinco CDs/EPs
Puro Forte - Cafeinol
Interessante cartão de visitas desta banda de Jaraguá do Sul, que eu apontaria como a revelação do ano. Som consistente, com boas escolhas de timbres e levadas que remetem ao som de bandas como Franz Ferdinand.

Nuvem - Antonio Rossa
A grande surpresa do ano. Chegou aos 45 do segundo tempo com um disco bem arranjado, bem produzido e bem acompanhado. Os vocais e as levadas folk não deixam dúvida sobre as origens e as influências do Rossa (Lages e Expresso Rural e Os Pistoleiros, respectivamente).

Mundo Novo - Daca e os Faixa-Preta
O aguardado segundo trabalho do Daca, depois do ótimo Volume 1, veio diferente, mas não menos surpreendente no som e na forma de lançá-lo, por meio de clipes publicados semanalmente. Daca passou pelo desafio do segundo disco sem dificuldades, com mais uma leva de belas canções.

Rabiscos Coloridos - Ursulla
Pena que o ano terminou com a notícia que a Ursulla encerrou suas atividades. O quarteto de Joinville lançou um trabalho que tem como destaque a ótima faixa-título e mais oito canções que evidenciam as influências da banda, especialmente do rock inglês dos 80.

Volume 4 - Repolho
Como sempre impagável e divertido até na hora de distribuir o disco. A história de versões diferentes disponíveis em sites diferentes já mereceria menção. Mas Volume 4 traz pérolas do repertório da banda ao lado de quatro novas candidatas a pérolas, em especial “Novembro Chuva” e “Benga em Liverpool”.

Destaques 2009
As participações da Lenzi Brothers nos festivas tradicionais da cena independente, como o Bananada, Mada e Demo Sul, provam a competência do trio dentro e fora dos palcos.

Outro destaque para as bandas e para os produtores de clipes lançados este ano, como “Ela é (a mais pop)”, da Liss, “Verniz”, da Calvin, e todo Mundo Novo, do Daca e Os Faixa-Preta.

Por fim, foi muito bom ver as bandas de Santa Catarina explorando mais a internet, indo além do MySpace e Orkut e apostando também no Twitter como ferramenta de divulgação e contato.

Apostas 2010
O ano promete em termos de lançamentos. Mas eu aposto que 2010 será o ano de consolidação da Aerocirco. A participação no palco principal do Planeta Atlântida e o lançamento do novo trabalho (com “Não leve a mal” e “Faz de Conta” puxando a fila) são indicativos dessa minha aposta. Aposto que será em 2010 o grande ano da Aerocirco.
Na edição deste ano, a lista com os discos (CDs/EPs) citados pelos jornalistas será submetida ao voto popular. Basta acessar a página de Enquetes do diario.com, clicar na pergunta Quais destes discos você destacaria como o trabalho de 2009 em Santa Catarina? e votar.

No Rock SC
Assista clipes das bandas citadas no post

Cafeinol
Antonio Rossa
Expresso Rural
Os Pistoleiros
Daca e Os Faixa-Preta
Ursulla
Repolho
Lenzi Brothers
Liss
Calvin
Aerocirco

Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário