Falha do provedor Velox pode ter bloqueado acesso de clientes ao Blogger - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Falha do provedor Velox pode ter bloqueado acesso de clientes ao Blogger

Durante todo o dia de ontem, usuários do Blogger (@blogger) buscavam por informações para entender porque não conseguiam acessar nem o serviço de blogs do Google nem blogs com a URL terminada em .blogspot.com. A princípio, como já havia ocorrido uma instabilidade no serviço na noite anterior e o acesso a outros sites (incluindo outros sites do Google, como Gmal e Google Docs) estava normal, todos desconfiavam que o problema era com o Blogger. Mas no fórum de ajuda do Blogger, um funcionário do Google levantou a possibilidade de que o problema parecia estar relacionado com o provedor Velox, da Oi, e estaria atingindo somente os clientes deste serviço. Procurei, mas encontrei nenhuma manifestação da Velox sobre um possível problema, mas como sou usuário da Velox (na verdade, fui migrado para a Velox depois da compra da Brasil Telecom pela Oi), fiz um teste para verificar a suspeita levantada no fórum: me conectei à internet usando um discador da GVT e acessei o Blogger e blogs Blogspot sem qualquer dificuldade.

Por volta da meia-noite, o Blogger voltou a ser acessado pelos usuários da Velox. O Coluna Extra e o Rock SC, apesar de hospedados no Blogger, possuem domínios próprios (.com.br) e puderam ser acessados também pelos clientes da Velox/Oi, mas com algumas funções bugadas, como os comentários, por exemplo, que não eram exibidos. Aguardo uma manifestação oficial da Oi a respeito e espero que o problema não se repita. Ano novo, vida nova, provedor novo...

Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra

2 comentários:

  1. O problema voltou a ocorrer nesta sexta-feira, com mais comentários de usuários do Blogger e clientes da Velox/Oi no fórum de ajuda. Nenhuma manifestação oficial até o momento. E blogs com .com.br segue sendo acessados, mas com os bugs citados no post.

    ResponderExcluir
  2. Liguei pra Oi (103 14) e resolvi o problema: me passaram um novo DNS. Coloquei o que me indicaram e o Blogger entrou. Perguntei, mas o técnico não soube ou não quis me dizer o que teria causado o "bloqueio".

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário