Sites especiais relembram Novembrada - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Sites especiais relembram Novembrada

Nesta segunda-feira, 30 de novembro, a Novembrada, como ficou conhecido um dos acontecimentos políticos mais importantes ocorrido no período da ditadura militar, completa 30 anos. E para quem quer conhecer em detalhes o que aconteceu antes, durante e depois da “visita” do então presidente João Figueiredo à Florianópolis, naquele 30 de novembro de 1979, marcada por manifestações contra o regime, repressão da tropa de choque da PM, pancadaria, empurra-empurra, xingamentos, tapa na orelha de ministro e prisão de cinco estudantes, tem duas opções excelentes à disposição na internet.

O primeiro é Novembrada 30 anos, site especial desenvolvido em parceria pelas equipes do diario.com.br e Diário Catarinense e que faz um apanhado geral da Novembrada com depoimentos e farto material multimídia. E entre textos, vídeos e fotos, destaque para o infográfico que resumo tudo o que aconteceu na Praça XV enquanto o general Figueiredo discursava de uma das janelas do Palácio Cruz e Souza. Criativo e didático. Assista um teaser do especial publicado pelo diario.com.br no YouTube.



O outro trabalho, Olhares sobre a Novembrada, é uma criação do Cotidiano, site de notícias atualizado por estudantes do curso de jornalismo da UFSC. Sob a coordenação dos professores Maria José Baldessar, Ricardo Barreto e Clóvis Geyer, a equipe do Cotidiano criou um especial caprichado para mostrar como foi realizada a cobertura jornalística durante a Novembrada. Em destaque, depoimentos em texto, vídeo e áudio de editores, repórteres e fotógrafos que atuavam nos principais veículos de comunicação da época (que, nunca é demais lembrar, ainda estavam sob a marcação cerrada da censura).

[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

2 comentários:

  1. Anônimo3:21 PM

    Parabéns aos criadores dos especiais. Ficaram muito legais.

    ResponderExcluir
  2. Uma pequena correçao, nao existe no meio jornalistico a figura do "fotografo" e sim a do Repóter Fotografico ou melhor ainda Fotojornalista.
    Entendeste?
    J.L.CIBILS
    FOTOJORNALISTA-JURAMENTADO

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário