O número é o que importa - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O número é o que importa

Em abril de 2008, o MySpace Brasil lançou uma ferramente que permitia a importação de amigos do Orkut para dentro do site. Baseado no mote “traga todo mundo pra cá agora mesmo”, a ação foi caindo no esquecimento e o Orkut não sofreu qualquer abalo visível em termos de número de participantes. O mesmo deve acontecer em relação ao Facebook e sua ferramenta de importação de amigos do Orkut, que foi para o ar na semana passada e até chegou a enfrentar problemas técnicos logo após seu lançamento. A julgar pelo barulho e pelo destaque que está sendo dado para a ferramenta (um quadro está sempre no topo quando o usuário entra no site), o Facebook bota fé na ação. Mas, eu não estaria tão certo assim, principalmente por ter testado a tal ferramenta.

Primeiro: diferente de outros sites, como o Twitter, onde o usuário encontra amigos rapidamente (pelo e-mail cadastrado, por exemplo), a importação no Facebook é uma pouco mais demorada. Basta dizer que, para funcionar, o Facebook manda o usuário ir até o Orkut, onde lá ele deve exportar um arquivo de contatos, que será importado posteriormente.

Segundo: pode soar estranho, mas não me parece que a ferramenta seja voltada para quem usa o Orkut, mas sim para fãs de carteirinha do Facebook que querem ver o aumento no número de usuários do site. Ou seja, no fundo o próprio Facebook tende a ser o maior beneficiado pela nova ferramenta, com mais gente sendo convidada e adicionada. Enfraquecer o Orkut, neste caso, seria um “efeito colateral”.

[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário