Nas redes, para gringo ver - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Nas redes, para gringo ver

O que você pensaria ao receber um release com o título “Brasil invade as redes socias”? Talvez o mesmo o que eu pensei: chegou um release com dados sobre a participação de brasileiros no Orkut, Twitter, Facebook, MySpace, Sônico, Hi5, LinkedIn, etc.. Mas não disso que tratava o release. “Brasil invade as redes sociais” é o título que a assessoria de imprensa da Embratur deu para release que divulga a criação de perfis “visitbrasil” em quatro redes sociais, citadas como as que mais crescem no mundo: Facebook, Hi5, Flickr e Twitter. Diz o release que “a partir de agora, informações sobre o Brasil e seus destinos estarão presentes na chamada web 2.0 a fim de disseminar conteúdos sobre o país no exterior”.

A Embratur optou por uma estratégia com objetivos e públicos específicos para cada rede, que reproduzo abaixo:
Facebook (www.facebook.com/pages/Visit-Brazil/132510385387)
Na rede que é considerada a maior e mais popular rede social do mundo no momento, com aproximadamente 230 milhões de usuários, a comunicação do perfil “visitbrasil” será feita realizada em diversos idiomas.

Hi5 (http://braziltour.hi5.com)
O perfil publica informações sobre o Brasil para o mercado português, pois essa é uma das redes mais populares de Portugal, com 80 milhões de usuários cadastrados.

Flickr (www.flickr.com/groups/visitbrasil)
É um álbum de fotos que pode ser compartilhado e será utilizado para ilustrar os destinos brasileiros com fotos dos principais produtos turísticos. No Flickr do Instituto é possível que qualquer usuário possa enviar suas fotos para auxiliar na promoção internacional por este link.

Twitter (http://twitter.com/visitbrasil)
Será utilizado para divulgar pontos turísticos, atrações e novidades sobre o Brasil, além de consolidar o relacionamento com formadores de opinião estrangeiros e divulgar informações e dados específicos sobre os destinos em tempo real. As ações da Embratur em Copenhague e a vitória do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016, por exemplo, foram atualizadas diariamente no Twitter para o turista internacional (Florianópolis já foi citada por lá, com referências à cultura açoriana).
O release distribuído pela assessoria de imprensa da Embratur diz ainda que está sendo desenvolvida uma quinta ação, envolvendo YouTube e Google Maps para compartilhar roteiros turísticos brasileiros. E como todas as ações são voltadas para o mercado externo, não há qualquer referência ao Orkut, a maior e mais popular rede social entre os brasileiros. Também não fala em ações para incentivar o turismo internet entre os brasileiros que usam o Orkut e outras redes sociais.

[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário