@minutu organiza buscas em tempo real - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

terça-feira, 8 de setembro de 2009

@minutu organiza buscas em tempo real

Por acaso, há duas semanas, descobri um site de busca diferente chamado Minutu. O que mais gostei, além de mostrar resultados em tempo real e em português, foi a forma como estes resultados são exibidos. São seis tipos de buscas e que, por enquanto, tem uma fonte cada: social (Twitter), vídeos (YouTube), imagens (Flickr), blogs (Technorati), perguntas (Yahoo Answers) e notícias (Destakes). Na primeira página de resultados, o Minutu mostra um resultado de cada busca. Se quiser ver só de um tipo, basta clicar no menu à direita do site. Por exemplo, se quiser ver só os resultados do Twitter, basta clicar em social.

O Minutu é uma criação de uma microempresa de Leiria, em Portugal, e está no ar desde o dia 1° de junho. Por e-mail, enviado às 6h, horário de Portugal, Hugo Gameiro (@hugogameiro), um dos criadores do Minutu, respondeu algumas perguntas sobre o site. Confira as respostas.

Coluna Extra - Como surgiu a idéia de criar o Minutu? Quando entrou no ar?

Hugo Gameiro - No inicio deste ano, quando o avião aterrissou no rio Hudson (em Nova York), foi a primeira vez em que pensei no valor do Twitter e outras redes sociais na pesquisa em tempo real. Nos meses seguintes a esse evento, apareceram algumas plataformas de pesquisa em tempo real nos Estados Unidos, mas nenhuma em português. Durante o mês de maio deste ano decidimos fazer um teste e lançamos o Minutu a 1° de junho.

Coluna Extra - Existe algum vínculo com empresa, venture capital ou universidade? Quantas pessoas estão envolvidas e qual a formação dos participantes?

Hugo Gameiro - Nós somos a ten to ten, lda, uma microempresa que funciona apenas com capitais próprios. Neste momento, estamos duas pessoas o tempo inteiro a trabalhar na ten to ten e temos algumas ajudas pontuais. Em termos de desenvolvimento/programação, sou apenas eu e não tenho qualquer formação académica, apenas experiência.

Coluna Extra - Que diferencial você destacaria como o principal do Minutu?

Hugo Gameiro - O Minutu é apenas uma maquete. No entanto, faz aquilo a que se destina, agrega os resultados, ordenados por data, de diversas fontes e em português.

Coluna Extra - Como tem sido o resultado da fase de testes até o momento? Boas perspectivas para ir adiante?

Hugo Gameiro - O teste está a correr bem e temos notado um crescimento visitas ao site, no entanto com os poucos recursos que temos é difícil gerir todos os projectos que temos em mãos e neste momento estamos a desenvolver um novo projecto. Perspectivas para o Minutu, neste momento e penso que até ao final do ano será difícil sair da versão de teste. O grande desafio na pesquisa em tempo real é criar uma ordenação não apenas por hora da noticia/informação mas também pela relevância da mesma e para isso é necessário tempo e máquinas para alojar toda essa informação.

[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

Um comentário:

  1. Anônimo5:33 PM

    Parabéns para uma microempresa e considerando serem só 2 pessoas e fantástico o vosso projecto - minutu.Com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário