Compartilhe isso - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Compartilhe isso

Não encontrei nenhuma referência sobre o assunto, mas reparei na semana passada que o rodapé dos textos da Folha Online ganharam uma área “Compartilhe”, que possibilita o envio para redes sociais e bookmarks (imagem abaixo). Não chega a ser uma novidade. Outros sites, com o Terra, já possuem a funcionalidade há algum tempo. O que me surpreendeu, na verdade, é a Folha, que mantém o conteúdo da Folha de S.Paulo restrito aos assinantes (do jornal e do UOL), adotar uma ferramenta tão camarada e representativa destes tempos da chamada web 2.0. Muito bem-vinda a iniciativa.



E tomando a iniciativa da Folha Online como gancho, compartilho uma sugestão com os usuários do Blogger: coloque um botão no final de todos os posts do blog para que os leitores possam compartilhar o conteúdo com suas redes sociais. Minha sugestão é usar o serviço do AddThis, o mesmo que adotei aqui no Coluna Extra desde o início do ano. É bem provável que esta funcionalidade seja incorporada ao Blogger muito em breve, dentro do pacote de novidades implantadas por causa dos dez anos do serviço de blogs do Google. Mas enquanto isso não acontece, coloque o botão “share it” você mesmo, na mão. Rápido e prático:

1 - Acesse o site www.addthis.com;

2 - Na coluna Select your service, escolha Blogger;

3 - Na coluna Select a button style, escolha o modelo do botão (sugiro o primeiro);

4 - A coluna Do you want analytics? considero opcional num primeiro momento, para simplificar. Clique em No, just give me the button.;

5 - Clique em Get Your Button;

6 - Na nova página, copie o código que está em Blog Post Button Instructions.

7 - Depois de copiar o código, vá até sua conta no Blogger, acessa o administrador do blog e clique em Layout, em seguida Editar HTML;

8 - Ao abrir o Editar HTML, clique em Expandir modelos de widgets. Feito isso, procure por <div class='post-footer'>;

9 - Logo abaixo do <div class='post-footer'>, cole o código do AddThis.

10 - Clique em Visualizar. Se estiver tudo ok, clique em Salvar modelo para finalizar.

[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

Um comentário:

  1. Putz manu! Walew mesmo. Eu sabia da capacidade do ferramenta do Add-this. Inclusive utilizo a extensão para firefox para "apanhar" links bons na web, depois salvo todos como rascunho e nos fins de semana recompilo e posto. Mas não sabia como colocá-la abaixo dos posts, e seu post ajudou bastante. Walew!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário