Internet em campo nas rádios de Florianópolis - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Internet em campo nas rádios de Florianópolis

Atualização em 14 de janeiro de 2011, às 16h30min: Amanhã começa o Catarinense 2011 e atualizei este post sobre as rádios de Florianópolis que transmitem futebol por causa de duas novidades. A primeira é que a Band FM, que está na lista abaixo, ganhou um novo site. O player para ouvir a rádio ao vivo mudou e, por enquanto, só funciona o Internet Explorer. A página de interatividade com o ouvinte também mudou. Os links da Band FM no texto sobre a rádio que está no post original já estão atualizados.

A segunda novidade é a entrada em campo da Regional FM, que disputa a preferência musical do público no FM com a Band, e a partir deste fim de semana passa a transmitir também os jogos de Avaí e Figueirense. Ainda não tenho informações sobre será a interatividade com o público durante as jornadas da Regional. Por enquanto, indico apenas o endereço para ouvir a rádio ao vivo pela internet: http://www.radioregionalfm.com.br/aovivo?layout=2 (e para mostrar que disputa com a Band é mesmo acirrada, o ao vivo da Regional também só funciona no Internet Explorer).

[post original]

As buscas via Google não geram apenas page views e novas visitas ao blog. Geram também idéias para novos posts. E foi inspirado numa busca sobre a transmissão de futebol nas rádios de Florianópolis que resolvi escrever um post de serviço e mostrar como a internet é usada nas três rádios que cobrem os jogos de Avaí e Figueirense. Abaixo, um pequeno comentário sobre Guarujá, CBN/Diário e Band FM, com links para ouvir e para interagir com as emissoras pela internet.

Rádio Guarujá
A mais antiga emissora de Florianópolis e uma das mais antigas de Santa Catarina chegou à internet no ano passado. O site ainda precisa de ajustes, mas cumpre duas funções que eram carências na emissora: a transmissão online e uma área de interatividade, via chat. A área de interatividade, no entanto, ainda é utilidade apenas durante os dois principais programas esportivos da emissora (Campo Crítico e Show de Bola). Nas jornadas, o público participa por telefone, depois do jogo.
AM 1.420 KHz | Ao vivo | Chat

Rádio CBN/Diário
Filiada à rede CBN, a emissora do grupo RBS não tem um site nem um blog com detalhes de sua programação. As poucas informações sobre a rádio (como programas e horários) estão no rodapé do clicRBS. Mas é o suficiente porque ali estão os links para ouvir a rádio ao vivo e acessar ao chat da emissora, que fica aberto direto. O chat é usando durante as jornadas e alimenta a conversa com os comentaristas nos intervalos dos jogos, além de ser usado durante o Debate Diário (e nas manhãs no Notícias da Manhã).
AM 740 KHz | Ao vivo | Chat

Rádio Band FM
A única FM de Florianópolis que transmite futebol usa e abusa de vinhetas, efeitos e bom humor durante os jogos da dupla da capital - e faz disso o seu diferencial. As transmissões respeitam o perfil musical da emissora vinculada à Central Barriga Verde de Notícias (TV Barriga Verde) e só começam uns 15min antes do jogo começar, terminando logo em seguida ao apito final do árbitro. No site, além da transmissão ao vivo, o ouvinte também pode enviar recados por intermédio de um formulário de e-mail. Os recados são lidos no decorrer da transmissão. Das três, a Band FM é a única com perfil no Twitter.
FM 96,1 MHz | Ao vivo | Recados

Em tempo: A rádio Mais Alegria (1.470 KHz), a única que cobre os torneios do futebol amador da Grande Florianópolis, também transmite alguns jogos de Avaí e Figueirense. A emissora tem transmissão online, mas baixe o volume antes de acessar www.radiomaisalegria.com.br porque o player toca automaticamente.

[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

3 comentários:

  1. Anônimo3:56 AM

    A transmissão da Band é péssima. Já passou da hora da CBN virar FM.

    ResponderExcluir
  2. Vamos ver se melhora alguma coisa pra turma que escuta via celular

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:15 PM

    A transmiçao da band é muito legal, informativa e divertida.A CBN é passado e a Regional temos que esperar para ver.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário