Apagão na Ilha virou filme - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Apagão na Ilha virou filme

Li no blog do Marcos Espíndola (@marquinhose) que o cineasta Marco Stroisch lança em outubro o curta-metragem Blackouts. Com humor, o filme conta quatro histórias que se passam durante as 50 horas em que a Ilha de Santa Catarina ficou completamente às escuras, sem energia elétrica por conta da explosão de um botijão que rompeu os cabos de transmissão na ponte Colombo Salles. Assista ao trailer.



Gostei muito do trailer (com ótimos atores aqui de Florianópolis, como Wanderléia Will, que criou a sensacional personagem dona Bilica). Não só fiquei curioso para assistir Blackouts, como também lembrei de algumas situações que vivi durante o apagão. No momento em que houve a queda de energia, por volta das 13h30min do dia 29 de outubro, eu tinha acabado de sair do elevador do bloco C do Ceisa Center, o maior prédio comercial do centro de Florianópolis, onde trabalhava na época. Escapei por questão de minutos de ficar preso no elevador, sorte que um colega de trabalho não teve: quando saí, ele entrou no elevador, que parou logo em seguida.

Outra lembrança do apagão é que Aventura Arqueológica na Ilha de Santa Catarina, livro que eu e meu compadre Victor Carlson lançamos em dezembro de 2003, estava sendo finalizado justamente naqueles dias sem energia para ser enviado para impressão. A última revisão do livro foi feita à luz de velas e o fechamento do arquivo exigiu uma “operação de guerra”, levando computadores para a casa de amigos na parte continental e iluminada de Florianópolis.

[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário