Setlist.fm é show - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

domingo, 12 de julho de 2009

Setlist.fm é show

O título um tanto quanto infame do post se justifica: o Setlist.fm é um site colaborativo (estilo Wikipedia) que reúne listas com os repertórios de shows dos principais artistas do mundo e que são publicadas/compartilhadas por fãs e até pelos próprios artistas. E o site exibe esses setlists de uma forma genial não só em termos de design, mas também porque mostra a letra da música e um video do YouTube (sempre priorizando vídeos com a música tocada ao vivo pelo artista, não necessariamente no show citado no setlist). Qualquer fã ou artista pode postar as listas no site, que funciona, neste caso, como mais um meio de divulgação. E, da mesma forma, qualquer fã ou artista pode copiar o código de um setlist publicado lá e colar em seu blog ou site. A diferença é que nas listas exibidas no Setlist.fm aparece um botão ao lado do nome da música. Clicou no botão, dá para ler a letra e ver o vídeo. No caso do repertório colado no blog ou site, é preciso clicar para ir até a página correspondente no Setlist.fm.

Para exemplificar, fiz uma busca no Setlist.fm pelo show de Neil Young em Londres e que contou com a comentada participação de Paul McCartney no bis para uma versa de “A day in the life”, dos Beatles. Aqui no blog, você vê abaixo a lista completa (já linkada) do que Young tocou naquele show. Lá no Setlist.fm, você vê o repertório, as letras das músicas e ainda assiste versões ao vivo de cada uma delas.



E já quase publicando o post, entrei no clima do Dia Mundial do Rock, que se comemora amanhã: fiz uma pesquisa por Live Aid no Setlist e encontrei as músicas tocadas Led Zeppelin e U2, dois dos muitos artistas que participaram do evento, realizado simultaneamente na Inglaterra e nos Estados Unidos naquele 13 de julho de 1985 (para quem ainda não sabe, o Dia Mundial do Rock é comemorado anualmente no dia 13 de julho por causa do Live Aid).

Para saber mais sobre o Setlist.fm, leia também o post no TechCrunch.

[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário