Qual o último disco que você comprou? - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Qual o último disco que você comprou?

Recebi ontem por e-mail e postei no Twitter o ranking com os 10 discos mais vendidos no Brasil entre os dias 22 e 28 de junho, segundo levantamento da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Disco), em parceria com a Nielsen. Em tempos de download, torrent, P2P, rádios online, MySpace, entre outros meios de acesso à música, acho curioso receber este tipo de levantamento, ainda que compre discos eventualmente. Até ironizei no Twitter dizendo que era uma “informação irrelevante”. Mas até para minha surpresa, o post rendeu alguns replies, a maioria “espantados” com os discos que aparecem na lista. Confira o ranking e, se for o caso, espante-se também :).
1) Vários - trilha da novela Paraíso (Som Livre)

2) Padre Fábio Mello - Eu e o Tempo (Som Livre)

3) Miley Cirus - Hannah Montana, o Filme (Disney)

4) Victor & Léo - Borboletas (Sony)

5) Jonas Brothers - Lines, Vines and Trying Times (Universal)

6) Vários - trilha da novela Caminho das Índias (Som Livre)

7) Ivete Sangalo - Multishow Registro: Pode Entrar (Universal)

8) Beyoncé - I am Sasha Fierce (Sony)

9) Vanessa da Mata - Multishow ao vivo (Sony)

10) Vários - Aline Barros Deus do Impossível (Som Livre)
Na lista, a surpresa, na minha opinião, é a presença de Beyoncé. Não imaginava que ela fosse uma gande vendedoras de discos aqui no Brasil. Também fiquei surpreso com a presença de Victor & Léo como únicos representantes do sertanejo universitário - seria um sinal de que o “estilo” está perdendo o fôlego? De mais a mais, não é surpresa ver discos de novela, de ídolos teens, de religiosos e os “ao vivo” dominando a lista - em todos os casos há uma grande exposição de mídia. Infelizmente, para uma análise mais profunda, o ranking não traz dados sobre quantidade vendida, local onde foi feito o levantamento, em que tipo de loja foi feita a compra (shoppings, redes, pequenas, internet...), o que ajudaria a entender melhor a presença dos discos entre os mais vendidos.

No embalo do ranking, fiz a pergunta no Twitter e repito aqui no blog: qual o último disco - CD ou LP - que você comprou? O meu foi Rock’n’Roll, do Erasmo Carlos. E o seu? Algum da lista dos 10 mais vendidos

[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

4 comentários:

  1. O último que eu comprei foi Radio:ACTIVE do McFly :P

    ResponderExcluir
  2. O último que eu comprei foi naquele baialão das Americanas: O melhor de Luiz Gonzaga, mas que não tem Vida de Viajante!!

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, sinceramente nunca imaginei que CD´s religiosos estariam entre os mais vendidos, talvez seja pelo fato que você falou, a grande publicidade, porém para mim é uma surpresa.

    Bom o último CD que comprei foi para dar de presente para minha mãe, eram os 30 maiores sucessos de Sérgio Reis, muito bom por sinal.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Último Cd que comprei foi Hat Full Of Stars da Cyndi Lauper a uns 4 meses atrás.
    E Lp foi da Cyndi tbm, single de I Drove All Night.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário