Programa da MTV exibe tweets em tempo real - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

terça-feira, 9 de junho de 2009

Programa da MTV exibe tweets em tempo real

Desde o dia 26 de maio, na abertura do Arena SporTV, Cléber Machado avisa aos telespectadores que eles podem interagir com o programa através do Twitter (@arenasportv). Canais como Multishow (@multishow), AXN (@AXN_br) e Sony (@canalsony), além de twittarem com frequência, já divulgam a conta do Twitter com destaque em seus sites. Mas, na relação Twitter e TV brasileira, nada disso se compara ao que Marcos Mion está fazendo no programa Descarga, na MTV. Primeiro, ele fez uma campanha para angariar o maior número possível de seguidores, numa versão brasileira para a disputa Asthon Kutcher versus CNN. Agora, o Descarga MTV está exibindo - ao vivo e em tempo real, como legendas - replies enviados pelos seguidores do perfil oficial do programa no Twitter (@descargaoficial). Até onde lembro, é a primeira experiência do tipo na TV brasileira e segue o que já havia sido feito em outubro do ano passado, durante um debate entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos, numa parceria do Twitter com a Current TV. Quer testar? Comece a seguir o perfil do programa (@descargaoficial), sintonize na MTV a partir das 21h e envie replies.

A MTV Brasil, ao contrário da MTV americana, não libera o código embed nos vídeos (publicados em parceria com o UOL). Mas num “esforço de reportagem” (leia-se olhada atenciosa no código de fonte da página do Descarga), encontrei o código para embedar o trecho do programa exibindo o Twitter em tempo real.







Atualizado no dia 19 de junho de 2009, às 11h30min: Somente hoje assessoria da MTV distribuiu release hoje sobre o Twitter no ar, sem muitos detalhes técnicos. Reproduzo abaixo:
MTV é a primeira emissora brasileira a transmitir Twitter no ar

A MTV Brasil foi a primeira emissora brasileira a botar o Twitter no ar. Desde a última sexta-feira, dia 5/06, o programa Descarga MTV (segunda à sexta, das 21h às 21h30), apresentado por Marcos Mion e Mionzinho usa o aplicativo que permite que a audiência comente via twitter, ao vivo. Os comentários apareceram no canto inferior da tela.

O aplicativo do Twitter foi inicialmente usado na transmissão ao vivo do MTV Movie Awards, no Portal MTV, no domingo, dia 31/06. O sucesso foi tão grande que alavancou a transmissão on line e mais de 20 mil pessoas acompanharam e twitaram vendo a VJ Sophia Reis e o repórter de cinema Bruno Ondei comentando o Movie. A idéia é que mais programas da MTV usem o Twitter no ar.

A MTV vem se “aproveitando” da Internet nas suas mais diferentes formas, desde 2008. O programa Portal MTV (segunda à sexta, das 00h às 00h15) exibe os vídeos que mais se destacam na web e seleciona conteúdos de produtoras independentes para serem exibidos no programa. Alguns deles foram incorporados à grade da emissora, como o programa Podsex, que começou como um podcast, o repórter Didi, do Furo MTV e o repórter Elcio Coronato, do MTV Notícias.

Além disso, a MTV resolveu apostar no formato de 15 minutos e exibe oito programas com essa duração em sua grade de 2009 (Scrap MTV, Notícias MTV, 15 minutos, Fudêncio e Seus Amigos, Furo MTV, Portal MTV, Coluna MTV e Gordoshop). Os programas com o “tempo da internet” têm mais audiência do que os com formato mais longo e por isso a MTV aposta nessa mudança de consumo de mídia.

Assessoria de Imprensa - MTV Brasil
[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

3 comentários:

  1. Alexandre. Pode parecer defesa de causa, mas a TV Cultura tem twitter de vários programas como o Metrópolis, Vitrine, Cocoricó, entre outros. Também tem o seu próprio twitter (@tvcultura) e do projeto IPTVcultura (@iptvcultura).Vale lembrar que desde setembro do ano passado, a emissora também promove transmissões participativa do programa de debates Roda Viva, com a presença de twitters no estúdio.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Conheço e acompanho o uso do Twitter na TV Cultura, mas o jeito que a MTV tá usando é diferente. Se o Roda Viva fosse ao vivo, poderia exibir tweets como legendas, como a MTV tá fazendo no Descarga.
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Não é querendo babar ovo não, mas essa parada que o Descarga MTV fez é revolucionário!!! ^^

    Parabens Mion!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário