Michael Jackson 5 - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Michael Jackson 5

De tudo o que se disse sobre Michael Jackson (29/8/1958 - 25/6/2009)‎ desde que sua morte começou a ser especulada e mais tarde confirmada em sites, nas TVs e no Twitter, a melhor frase sobre o astro pop eu ouvi da jornalista Ana Maria Bahiana (@anamariabahiana), em entrevista ao Jornal das Dez da Globo News: “Ele mesmo se sabotou”, numa referência a todos os fatos estranhos, bizarros e mal explicados que tomaram conta da vida de Michael nos últimos anos. A “auto-sabotação”, na avaliação da Ana Maria, tirou Michael do caminho que ele mesmo construiu com genialidade e competência a partir da decisão de seguir carreira-solo, longe dos irmãos no Jackson 5. Inspirado pela entrevista da Ana Maria, reuni cinco momentos de Michael Jackson com os irmãos, em carreira-solo e ao lado de outros grande nomes da música.

1) Não lembro exatamente em qual canal assisti ao desenho do Jackson 5 pela primeira vez, mas lembro bem das cenas que se tornaram clipes de grandes sucessos do grupo. Cenário com pouco ou quase nenhuma alteração de uma música para outra e os passos de dança eram os mesmos sempre. Era divertido assistir ainda mais quando a música era um clássico como “I want you back”, na minha opinião, a melhor do Jackson 5.



2) No início dos anos 80, Paul McCartney gravou parcerias com Stevie Wonder e com Michael Jackson. Com Michael, a parceria rendeu os sucessos “The girl is mine” e “Say, say, say”. A amizade entre eles acabou abalada quando o “investidor” Michael Jackson decidiu comprar o catálogo dos Beatles. Paul não curtiu a idéia. Ficou na memória o clipe de “Say, say, say”, onde Paul, Linda e Michael interpretam um trio de trambiqueiros.



3) Michael Jackson fez o moonwalk, seu passo mais famoso, em 1983, durante a apresentação de “Billy Jean” na festa de 25 anos da gravadora Motown, responsável pelo lançamento de grandes nomes da música negra americana, entre os quais os Jackson 5, Stevie Wonder e Marvin Gaye.



4) Michael Jackson escreveu “We are the world” em parceria com Leonel Ritchie, gravado por uma legião de astros da música no projeto USA For Africa. Preciso dizer mais?



5) Aqui uma referência pessoal: a primeira música de Michael Jackson que ouvi na vida foi “Music and me”. Lá no final dos anos 70, início dos 80, estava vasculhando a discoteca dos meus pais e achei o LP com a trilha internacional da novela Carinhoso, da Globo, de 1973. “Music and me” abre o lado B.



Bônus: Já que citei a novela acima, “Don’t stop ’til get enough”, sucesso de Michael lançado em 1979, é a música de abertura do Vídeo-Show desde que o programa entrou no ar na Globo lá nos anos 80.



Mais vídeos de Michael Jackson no YouTube.

[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário