O Twitter como “escada” - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Twitter como “escada”

Marcos Mion (@mionzera), na MTV, e o pessoal do Pretinho Básico (@pretinho_basico), na rádio Atlântida FM, pegaram carona no barulho que o ator Asthon Kutcher (@aplusk) fez para ultrapassar a marca de 1 milhão de seguidores no Twitter e entraram no site recentemente com objetivo semelhante, ainda que não haja uma disputa entre eles: reunir um grande número de seguidores para despontar no ranking dos twitters no Brasil. E nem Mion nem os apresentadores do Pretinho Básico escondem isso. Muito pelo contrário. Mais do que publicarem posts durante seus programas, ele pedem, estipulam metas, fazem apelos para que seus telespectadores e ouvintes passem a segui-los no Twitter. É basicamente isso que eles estão fazendo: contando seguidores e usando o Twitter como “escada” nos programas (“escada”, no jargão dos programas de humor, é o elemento que levanta a bola para uma piada).

Mion chegou primeiro ao Twitter. Publicou seu primeiro tweet no dia 28 de abril. Já o Pretinho Básico inaugurou seu perfil no no dia 12 de maio. Por enquanto, o resultado da corrida mostra Marcos Mion com 21.678 seguidores e o Pretinho Básico com 10.711. De curioso, além da campanha por mais seguidores ser feita em veículos de massa, é que tanto Mion quanto o Pretinho Básico seguem poucos usuários. Mion segue 25 e o Pretinho, nenhum - o que considero uma estratégia errada para quem quer aumentar o número de seguidores. No Twitter, também é preciso ver para ser (mais) visto (os números de seguidores e seguidos são das 14h45min desta segunda-feira, 25 de maio).

Para conferir a “campanha”, anote aí: o Descarga MTV, com Marcos Mion, vai ao ar de segunda a sexta, às 21h, na MTV, e o Pretinho Básico é transmitido - ao vivo - na rádio Atlântida FM de segunda a sexta, das 13h as 14h e das 18h as 19h (dá para ouvir pela internet).

[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

2 comentários:

  1. Nossa será que essa publicidade vai dar certo? Bom o fato de eles seguirem poucas pessoas certamente é uma coisa ruim pois mostram não estarem muito interessados em quem os seguem e sim tem terem grande número de seguidores!

    Mas será que a audiência aumentará com esse recurso?

    ResponderExcluir
  2. Audiência nos seus meios de origem não sei se aumenta, mas essa estratégia deve tá provocando a chegada de novos usuários ao Twitter. Resta saber se são usuários mesmo ou "usuários exclusivos", que só seguem ou o Mion ou o Pretinho Básico. Isso não faz dos perfis uma rede, mas sim uma espécie de comunidade que nem às do Orkut, mas com tópicos centralizados nos donos dos perfis.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário