Cinco anos de Coluna Extra - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

sábado, 23 de maio de 2009

Cinco anos de Coluna Extra

Há exatamente cinco anos publiquei o primeiro post do Coluna Extra. Não era bem um post. Era mais um aviso dizendo que estava chegando depois de tentativas frustradas com blogs hospedados no Blig, do iG, e no Blogger.com.br, da Globo.com. Na época, obviamente, não fazia ideia do que o Coluna Extra representaria na minha vida profissional nos anos seguintes. Naquele 23 de maio de 2004, minha intenção era ter um espaço extra para escrever sobre assuntos que não tratava na revista Empreendedor, de economia e negócios, que eu editava na época. E acabou que o blog virou minha porta de entrada para a internet, para o jornalismo na internet. De cara, o que aprendi fazendo o blog (e pesquisando sobre o assunto) me ajudou a estruturar um projeto que acabou sendo aplicado no site da Empreendedor e eu migrei do jornalismo impresso para o jornalismo online ainda em 2004.

De lá para cá muita coisa mudou. Saí da Empreendedor, fiz projetos, editei a home do clicRBS em Santa Catarina, criei e participei de blogs coletivos e coletivos de blogs, ajudei na chegada de novos blogueiros e participei da criação de novos sites como o BipMe, onde trabalho atualmente. E no meio de tudo disso, o Coluna Extra, depois de ser porta, virou cartão de visitas, parte importante da minha rotina. Ainda é meu “laboratório”, mas é principalmente o lugar onde compartilho informações, idéias, descobertas, conhecimentos e gostos com os amigos leitores que acompanham o blog por e-mail, RSS e, mais recentemente, Twitter. A todos vocês e também aos que chegam ao Coluna Extra por intermédio de buscas no Google, fica aqui o meu muito obrigado pela parceria. E aproveito a data para comunicar uma mudança, a primeira das que pretendo promover futuramente: o blog seguirá hospedado no Blogger, mas a partir do dia 1° de junho, o endereço não será mais http://colunaextra.blogspot.com, mas sim http://blog.colunaextra.com.br (o RSS passa a ser http://blog.colunaextra.com.br/feeds/posts/default).

[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

3 comentários:

  1. Parabéns, Alexadre,
    por estes cinco anos de uma vivência tão intensa do Coluna Extra.
    Quando o meu Blog do Varejo completou três anos, meses atrás, o cumprimento que mais me impressionou foi um que mencionava o fato de que só 5% de toda blogsfera havia conseguido esta façanha. Com toda esta 'mortalidade infantil', completar o quinto ano é muito mais extraordinário ainda.
    Parabéns!
    Edu

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, colega. Sucesso crescente e muitas vitórias avaianas.

    ResponderExcluir
  3. Persistência, a primeira e mais importante virtude do bom blogueiro. Parabéns. Quanto às "muitas vitórias avaianas", lamento não poder ser solidário :) Emilio

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário