Trinta anos de um plágio mal resolvido - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Trinta anos de um plágio mal resolvido

Na Páscoa, em vez de chocolate, dei uma coletânea com gravações originais do Jorge Ben de presente para meu filho. Ele está estudando guitarra e escolheu aprender a tocar samba-rock, começando por “Pais tropical”, um dos muitos clássicos do Jorge Ben (indicação do professor. E ouvindo a coletânea, entre “Mas que nada”, “Que maravilha"”, “Bebete vãobora”, “Charles, Anjo 45”, o Vitor gostou muito de “Taj Mahal”. Além de ajudá-lo a tirar a música, também contei para ele a história do plágio cometido - não admitido - pelo Rod Stewart, que usou a melodia do refrão de “Taj Mahal” em “Do ya think i’m sexy”, um dos seus maiores sucessos.

Para refrescar a memória fiz algumas pesquisas e encontrei uma raridade no arquivo da Globo: uma ótima reportagem exibida no Fantástico do dia 18 de fevereiro de 1979, quando o Jorge Ben ainda estudava a possibilidade de processar o cantor escocês. A reportagem ouviu o próprio Ben e contou com o auxílio do grande maestro Radamés Gnatalli, que comparou os trechos da músicas (e atestou que eram as mesmas notas). Rod Stewart não fala, mas o texto em off diz que ele viria ao Brasil para explicar o caso para Jorge Ben e para os brasileiros e que tudo não passava de uma “coincidência ou uma traição de memória”. A reportagem também ouviu Edu Lobo (que contou a história sobre o Miles Davis ter roubado três músicas do Hermeto Pascoal) e Nelson Motta.

Apesar do plágio mais do que caracterizado, Jorge Ben não levou um tostão sequer na história. Ele abriu processo, mas Rod culpou o autor da música, o baterista Carmine Appice, e cedeu os lucros de “Do ya think i’m sexy” ao Unicef em um show beneficente na sede da ONU, em Nova York, no melhor estilo bom samaritano. Leia o que conta o ótimo site Song Facts sobre “Do ya think i’m sexy”.



[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário