O caminho não é esse - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O caminho não é esse

Já escrevi sobre a escolha de nome para blog aqui no Coluna Extra. Volto ao assunto por causa do Comentários, Blogs e Notícias, blog lançando aqui em Florianópolis no mês de outubro. Nada contra o nome do blog, mas só não entendi exatamente porque o dono, que assina Brasil da Silva, resolveu registrar o blog no Blogger com o endereço cbndiario.blogspot.com, sabendo que CBN/Diário é o nome da rádio de notícias que pertence ao grupo RBS, afiliada à rede CBN, em Florianópolis.

Mesmo que o autor diga que o CBN do endereço do blog signifique Comentários, Blogs e Notícias e que é atualizado diariamente, na minha opinião é um erro registrar o blog com o nome de um outro veículo. Independentemente do objetivo do blogueiro, a URL é parte importante da identidade do blog na blogosfera. E até o momento, ainda que o blog seja bem organizado e tenho publicado posts interessantes, todas as referências que li em outros blogs fazem algum tipo de ressalva por causa do endereço (leia o que escreveram os jornalistas e blogueiros Cesar Valente e Marcelo Fernandes). Ou seja, conteúdo à parte, por enquanto o blog Comentários, Blogs e Notícias é aquele que registrou cbndiario no endereço. Isso desvia o foco do conteúdo. E tenho certeza de que não é isso o que o Brasil da Silva deseja.

Um comentário:

  1. Concordo com você, Alexandre. O nome de um blog ou a sua URL têm de ser bem escolhido e original. Faz uns quatro anos que adotei o nome Política com Pimenta para o o meu blog, que antes se chamava Linha de Frente. Esse nome me causava desconforto por ser o mesmo de uma coluna da revista Carta Capital. Parecia cópia. E, ainda que involuntariamente, era. Criatividade conta muito na blogosfera.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário