MySpace pega carona no Orkut - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

terça-feira, 15 de abril de 2008

MySpace pega carona no Orkut

O assunto relacionado à internet mais comentado do dia: a ação do MySpace Brasil que adotou uma ferramenta que permite ao usuário importar e adicionar seus contatos do Orkut. O procedimento - importar contatos de outros sites - não é incorreto nem novidade. Tanto o MySpace quanto o Orkut já oferecem essa opção para quem usa e-mails do Gmail e do Hotmail, por exemplo. O problema que vejo na ação do MySpace é a forma como o site está divulgando a novidade. Ou seja, o MySpace, líder em redes sociais nos Estados Unidos que ganhou versão em português em dezembro, está pegando uma baita carona no site de relacionamento do Google, disparado o mais acessado no Brasil, para aumentar sua audiência.

O tom do e-mail marketing enviado para os usuários já começa meio pilantra no campo “Assunto”: “Traga todo mundo pra cá agora mesmo”. É uma ordem? Já fica claro o objetivo da ação: aumentar o número de usuários no MySpace e não necessariamente reunir os amigos na rede. E não fica só nisso. Lá no meio desse e-mail marketing, o MySpace, querendo fazer graça, diz o o seguinte: “Mas se você ainda sente falta daqueles malas que ficaram no Orkut, pode convidar todo mundo pro MySpace”. Eu não acho que usar o concorrente seja a melhor estratégia para ampliar sua fatia de mercado. Isso vale para qualquer tipo de negócio, mas na internet, com o poder de mobilização dos internautas, fica ainda mais complicado agir dessa forma. E a carona vai para o space, com o perdão do trocadilho.

Sobre o assunto, leia também:

INFO Online: MySpace importa contatos do orkut

Folha Online: MySpace usa Orkut para aumentar número de usuários no Brasil

G1: MySpace lança ferramenta para importar amigos do rival Orkut

GoogleDiscovey: “Traga todo mundo do Orkut pra cá agora mesmo”

UnderGoogle: Myspace atraindo contatos do Orkut

Um comentário:

  1. Anônimo11:50 PM

    Poisé, também não é novidade de a microsoft fazer propagandas enganosas e grosseiras desta maneira. Isso me lembra o "get the facts", campanha da microsoft contra as distribuições Linux.

    http://www.microsoft.com/windowsserver/compare/default.mspx

    Mais um motivo para não utilizar serviços/produtos da Microsoft ;)

    Abraço,
    Sérgio

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário