Sobre Microsoft, Yahoo! e Google - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Sobre Microsoft, Yahoo! e Google

O assunto continua rendendo manchetes:
Microsoft pode aumentar oferta por Yahoo!, dizem analistas (Terra)

Microsoft pode ter que financiar compra do Yahoo! (Folha Online)
E sobre a tentativa da Microsoft de comprar o Yahoo! (e o Google de butuca), fiz algumas anotações:

- Fechando negócio ou não, só o assédio sobre o Yahoo! já mostrou mais uma vez que a Microsoft conquistou muitas “inimizades”, especialmente após o crescimento do Google. As reações mostram ao mesmo tempo uma aversão à Microsoft e uma fé fervorosa no Google. Seria defender um monópolio contra outro?

- Um medidor da rejeição: o protesto de usuários do Flickr, uma das grandes tacadas/aquisições do Yahoo!, pedindo para a Microsoft não colocar as mãos no site de armazenamento de imagens. Tem de tudo lá em 243 fotos que misturam raiva e humor (incluindo a que ilustra o post).

- Ao mesmo tempo que rola toda essa movimentação contra o negócio, a Microsoft se preocupa com isso? Pesa na conta os arranhões que a compra pode trazer à imagem da empresa ou são só centavos na estratégia de enfrentar o Google com gás extra?

- Outra coisa: a decisão de partir para cima do Yahoo!, na minha opinião, parece um atestado de que fracassaram as tentativas da Microsoft de ganhar espaço em serviços online. O Internet Explorer ainda é o navegador mais usado e o MSN Messenger permanece como principal ferramenta de comunicação instantânea. De resto, nada muito expressivo. Como não faz em casa, busca no mercado.

- Nessa de buscar alternativas no mercado, talvez o erro estratégico da Microsoft é partir logo para cima de uma grande empresa, com marca consolidada. Google e o próprio Yahoo! fizeram caminhos diferentes em termos de aquisições. Pegaram empresas em crescimento, mas já com boa presença no mercado como o Blogger (comprado pelo Google) e o Flickr (comprado pelo Yahoo!). Grande engolir grande pode ser um tiro n’água.

- Da Microsoft eu uso o Windows, o Internet Explorer (para executar meu trabalho e só; navego no Firefox) e o MSN Messenger. Para redigir, uso o Google Docs há muito tempo, quando ainda era Writely. Recentemente, fiz uma tentativa de voltar ao Word quando comprei meu laptop, mas esbarrei numa ação do tipo “queima-filme”. Junto com o Windows Vista veio um Office “home student” com data de validade... Faz favor! É assim que esperam conquistar ou reconquistar usuários? (o Google Docs offilne vem aí...) Só comprar o Yahoo! não vai resolver os problemas da Microsoft com o Google. Precisa mudar a mentalidade. Pensar menos como Microsoft...

Tags: , ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário