Empreendedorismo na comunicação - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Empreendedorismo na comunicação

“Jornalistas por conta própria” é um tema que me interessa e que volta e meia aparece aqui no Coluna Extra. E ontem recebi a informação sobre o lançamento do, até onde eu pesquisei, primeiro livro específico sobre o assunto: Jornalismo freelance – Empreendedorismo na comunicação, de João Marcos Rainho.

Lançado pela Summus Editorial, Jornalismo freelance – Empreendedorismo na comunicação (128 páginas, R$ 27,10), “surgiu da constatação de que mesmo profissionais altamente qualificados que optam pelo trabalho freelance encontram problemas com a administração do negócio próprio”. Além disso, pretende também preencher uma lacuna na formação dos novos jornalistas com dicas para o freelance gerenciar sua vida profissional, capacitado para lidar com planejamento, prospectar clientes e fazer cobrança. “Há inúmeras atividades que um jornalista pode realizar, tanto na área jornalística como na editorial, de eventos e outras”, afirma Rainho. “Essas oportunidades são percebidas por empreendedores, que acabam contratando jornalistas para concretizar o trabalho, mas retêm a maior parte do lucro. Minha intenção é que o jornalista passe a compreender a lógica do mercado, desenvolva a visão de negócio e seja o próprio empresário”, afirma Rainho.

João Marcos Rainho tem 25 anos de profissão e trabalha como prestador de serviços desde 1992, quando criou a Agência Publisher de Notícias, que está se transformando numa rede internacional de jornalistas freelance.

O sumário e a introdução do livro estão disponíveis para download no site da Summus.

Jornalistas por conta própria no Coluna Extra

Tags: ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário