Na Nego Quirido virtual - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Na Nego Quirido virtual

A exemplo do que fiz no ano passado, fui aos “barracões” virtuais das quatro escolas de samba de Florianópolis para conferir o desempenho das agremiações no quesito website bem organizado, agradável e de fácil navegação. A Consulado (www.gresconsulado.com.br) manteve o padrão e está com o melhor site. Visualmente é interessante e é relativamente fácil localizar informações sobre o desfile deste ano, como compra de fantasias e download do samba-enredo. O único porém é que não é um site indicado para quem navega com o Firefox. Só no Internet Explorer dá para ver o menu das áreas do site. No Firefox, esse menu fica por baixo da área de destaques (um pequeno descompasso...).

Ainda que seja pobre visualmente, o site da Unidos da Coloninha (www.coloninha.org.br) tem como principal virtude a boa organização do menu. E funciona bem tanto em Internet Explorer quanto no Firefox. Só faltou valorizar mais a área do samba-enredo, que ficou escondido no menu da área Carnaval 2008. Aliás, na minha opinião, esse é um problema nos quatro sites. O samba-enredo merece aparecer em destaque para que seja facilmente localizado (com download do áudio e da letra).

Já as duas escolas mais antigas do Carnaval de Florianópolis, aparecem empatadas com sites confusos. Falta harmonia. Em comparação à versão do ano passado, a Protegidos da Princesa (www.protegidos.com.br) até evoluiu, mas o site é mal desenhado (acredito que seja algum pacote pronto) com tabelas e espaços em branco sem nenhum motivo aparente. Falta também uma melhor organização e apresentação das informações.

Na Copa Lord (www.copalord.com.br), o site permanece com aquele perfil do ano passado com a página inicia cheia de banner. O curioso é que o principal banner exibido chama para o tema do Carnaval deste ano, mas não há link para a área com as informações do desfile. O visitante só vai para essa área se clicar na palavra Carnaval que aparece no menu, logo acima do banner - um link num banner tão chamativo não seria mais prático?

(Nego Quirido é o nome da passarela do samba de Florianópolis, em homenagem a um antigo sambista da cidade.)

Tags: ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário