Um player amigável (sempre) cai bem - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Um player amigável (sempre) cai bem

O jornalista Cesar Valente deixou um comentário no post Ainda sobre o DC Online chamando atenção para uma questão técnica no novo site do Diário Catarinense: para assistir aos vídeos exibidos com o player do site, os usuários do navegador Firefox precisam baixar um plugin de uma página indicada pelo próprio DC Online. Caso contrário, só acessando o site pelo Internet Explorer para assistir aos vídeos sem dificuldades. Como só uso o Firefox, cliquei na página para baixar o plugin. Fiz a operação nos meus dois computadores, mas não consegui instalar. O download do plugin parou pela metade em todas as tentativas.

Ok, o Internet Explorer ainda é o navegador mais usado, mas uma grande parcela dos internautas, especialmente os que trabalham com sites, blogs, etc., já utilizam o Firefox (o último levantamento, divulgado no dia 3 deste mês, indica que o Firefox é usado por 125 milhões de pessoas em todo o mundo e o Brasil é citado como um dos países onde o uso mais cresce). Nada mais prático, portanto, do que todo site - de notícias, principalmente - prever isso e optar por players amigáveis, compatíveis com mais de um navegador, no qual o internauta possa clicar no play e assistir ao vídeo sem se preocupar com questões técnicas (isso vale para players de áudio também).

Felizmente, essa já é uma preocupação de alguns sites de veículos de comunicação. Cito dois exemplos que têm em comum, além dos players que facilitam a vida do usuário de qualquer navegador, uma qualidade de imagem acima da média em se tratando de vídeos na internet. O primeiro é o Mundo Record News, da Rede Record. Ainda em fase beta, o site exibe as principais reportagens dos telejornais da Record e da Record News.



O outro exemplo é o ESPN 360, parceria dos canais ESPN com o portal Terra, completa duas semanas no ar. Com acesso gratuito até 5 de janeiro, quando será exclusivo para assinantes do Terra, o ESPN é atualizado ao longo do dia com trechos dos principais programas dos canais, especialmente do ESPN Brasil. Boa pedida para fãs do esporte, como diz o slogan da ESPN, e não tem o canal em seu pacote na TV por assinatura (e está cansado do muitas vezes oficialesco Sportv, da Globo/Globosat).



Tags: ,

2 comentários:

  1. Ainda na linha da crítica construtiva: experimenta encontrar, no plantão do DC on line, uma notícia de algumas horas ou dias atrás. Por exemplo, sobre o acidente envolvendo o Evandro Baron e o Jaksson Zanco.
    As opções de procura são limitadas e completamente inamistosas. A menos que o leitor se disponha a ir procurando notícia por notícia, não tem como achar. Ou estou exagerando?

    ResponderExcluir
  2. Pouco antes do teu comentário eu estava lá e fiquei procurando a caixinha de busca...Achei uma na área "Leitor Repórter", que serve pra busca na própria. Olhei na Zero Hora e também não tem busca. Não saquei ainda pq não ter uma coisa tão básica.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário