Jools Holland à brasileira - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Jools Holland à brasileira

A Globo exibe amanhã, logo após o Programa do Jô, o Som Brasil em homenagem a Gilberto Gil. Além do cantor, compositor e ministro, participam do programa a cantora Cibele, o cantor Renato Braz, a banda Berimbrown e o rapper MV Bill. O atual formato do Som Brasil (uma das marcas tradicionais da Globo, desde os tempos de programa regional apresentado nas manhãs de domingo) lembra muito o do programa do produtor Jools Holland, produzido pela BBC e exibido em canais por assinatura (atualmente no HBO). Num mesmo estúdio, são montados quatro pequenos palcos e os convidados vão se intercalando de uma maneira que o programa fica muito mais dinâmico, sem paradas para troca de atrações, por exemplo. Assim que um termina, o outro já começa sua participação; a câmera só gira. Em algumas ocasiões, todos os convidados tocam a mesma música, alternando apenas o vocalista.

Desde que adotou o novo formato, o Som Brasil tem como grande virtude o fato de dar espaço também para novos artistas, que interpretam – do seu jeito - sucessos ou músicas pouco conhecidas de nomes importantes. Isso de alguma forma desperta o interesse de quem gosta de música em ir atrás de mais informação, comprar o disco ou baixar essa ou aquela música. Cito como exemplo, o programa em homenagem ao cantor e compositor Gonzaguinha, exibido em novembro. Além daqueles sucessos que todo mundo sabe de cor como “O que é o qué”, “É” e “Lindo lago do amor”, não conhecia praticamente mais nada do repertório dele. Mas aí assisti ao Fino Coletivo tocando “A felicidade bate à sua porta”, e as Chicas, grupo vocal que conta com duas filhas de Gonzaguinha em sua formação, acompanhando Simone em “Eu apenas queria que você soubesse”. Essas duas músicas, “novas” para mim, me levaram ao ótimo site www.gonzaguinha.com.br para descobrir mais sobre essas e outras pérolas do repertório do filho de Luiz Gonzaga.

Na página do Som Brasil (http://sombrasil.globo.com) dá para assistir a maioria das apresentações. Surpreendentemente, até o de amanhã já está lá! Mas o especial Gonzaguinha, não. No lugar do vídeo, aparece uma mensagem dizendo que “este vídeo não pertence mais ao catálogo do Globovídeos”.

De qualquer forma, as apresentações do Fino Coletivo e de Simone e as Chicas, estão no YouTube. Assista:

“A felicidade bate à sua porta”, com Fino Coletivo.

“Eu apenas queria que você soubesse”, com Simone e as Chicas.

Tags:

Um comentário:

  1. Acompanho o Coluna Extra há tempos mas, nem sempre dou as caras "oficialmente".

    Espero que tenha um excelente Natal, jornalista!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário